sexta-feira, agosto 19, 2005

Roberto Pompeu, na Veja dessa semana (link só para assinantes) dá mais uma demonstração de ignorância e da confusão que a maioria dos brasileiros faz quando se mete a falar sobre a diferença entre a Esquerda e a Direita.

Ele primeiro pergunta porque nenhum brasileiro se assume como "de Direita", enquanto os esquerdistas não tem problema nenhum em fazer afirmação semelhante. No título - "A mesma e triste direita de sempre" - ele já dá uma dica da resposta, que fica mais clara mais pra frente quando afirma que "No Brasil, 'direita' é praga. Esquerda é uma qualificação não só aceita como desejada". Notem também que o direita ganhou aspas enquanto o esquerda não. Mas ele parece não perceber. A resposta é simples: A direita no Brasil não existe senão por uma caricatura desenhada pela própria esquerda para servir de saco de pancadas. Curiosamente, os piores defeitos desse espantalho são exatamente os vícios da própria esquerda, exagerados ao extremo como é característico das caricaturas.

Na primeira tentativa de dar uma definição para a Direita ele já tropeça e no caminho não deixa quase nada em pé, ao afirmar que "os direitistas são os defensores da ordem e do status quo, e se orgulham disso". Mal percebe ele que, ao fazer a afirmação logo em seguida que "a balança das tendências políticas brasileiras apresenta-se [...] grotescamente pensa para um lado só". Sua definição já fica no chão. Se a balança está pensa para um lado, ele é o detentor do status quo. Portanto, pela definição do nosso amigo, ser de direita é defender a esquerda!

Repito aqui a explicação que já apresentei várias vezes aqui (da qual eu ainda pretendo fazer uma exposição definitiva mas ainda não tive paciência): A Direita é o oposto da Esquerda. A esquerda defende o Estado gordo, a direita o Estado magro; a esquerda acredita no coletivo consciente, a direita no individuo pensante; a esquerda acredita na igualdade, a direita na liberdade, e assim por diante.

Enfim, discordo profundamente dele quando diz que ninguém no Brasil se assume de Direita. Eu não tenho problema nenhum em afirmar: Sou de Direita. Só não é a direita que ele quer que seja...

Sem comentários: