quarta-feira, agosto 31, 2005

Alguns dizem que não se pode acabar com os problemas do país de uma hora pra outra. Eu discordo. Uma única medida pode acabar com os maiores problemas do país: A diminuição dos impostos (não digo cortar pela metade, isso é muito pouco, calculo que algo do tipo 1/5 da carga atual seria razoável).

O primeiro problema resolvido, e mais obvio é a corrupção. A matemática é simples. Com um volume menor de impostos a quantidade de dinheiro que fica em poder do políticos é menor, e assim a quantidade que pode ser roubada - ou desviada, como manda o velho e bom eufemismo - tende a zero.

Em segundo lugar o desemprego. É incrível que algumas pessoas acreditem no conto da carochinha que o governo cria empregos. Mentira. Quem gera empregos é a iniciativa privada, que sufocada pelos impostos fica impedida de gerar todos os postos de trabalho que teria capacidade.

Diretamente ligado à redução do desemprego estaria a diminuição da criminalidade. É evidente que muitas vezes a falta de oportunidades, ou a dificuldade em saber aproveita-las leva algumas pessoas a escolher um caminho mais fácil. Com o aumento do número de oportunidades, o caminho mais fácil passa a ser outro.

A sonegação e o contrabando tem como causa única e exclusiva a irracional carga de impostos. Os dois tem um preço - propinas, risco - mas esse preço atualmente é muito menor que o dos impostos. Baixando-se o preço dos impostos, a equação passa a pender para o lado da prática legal, seguindo a mesma linha de raciocínio da criminalidade.

Sem comentários: