Alguns dizem que não se pode acabar com os problemas do país de uma hora pra outra. Eu discordo. Uma única medida pode acabar com os maiores problemas do país: A diminuição dos impostos (não digo cortar pela metade, isso é muito pouco, calculo que algo do tipo 1/5 da carga atual seria razoável).
O primeiro problema resolvido, e mais obvio é a corrupção. A matemática é simples. Com um volume menor de impostos a quantidade de dinheiro que fica em poder do políticos é menor, e assim a quantidade que pode ser roubada - ou desviada, como manda o velho e bom eufemismo - tende a zero.
Em segundo lugar o desemprego. É incrível que algumas pessoas acreditem no conto da carochinha que o governo cria empregos. Mentira. Quem gera empregos é a iniciativa privada, que sufocada pelos impostos fica impedida de gerar todos os postos de trabalho que teria capacidade.
Diretamente ligado à redução do desemprego estaria a diminuição da criminalidade. É evidente que muitas vezes a falta de oportunidades, ou a dificuldade em saber aproveita-las leva algumas pessoas a escolher um caminho mais fácil. Com o aumento do número de oportunidades, o caminho mais fácil passa a ser outro.
A sonegação e o contrabando tem como causa única e exclusiva a irracional carga de impostos. Os dois tem um preço - propinas, risco - mas esse preço atualmente é muito menor que o dos impostos. Baixando-se o preço dos impostos, a equação passa a pender para o lado da prática legal, seguindo a mesma linha de raciocínio da criminalidade.
quarta-feira, agosto 31, 2005
Postado por Giovani MacDonald às 12:12 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário