Quase 60 horas sem energia elétrica. Sou obrigado a dar o braço a torcer e concordar com os defensores da "inclusão digital". O Computador é definitivamente um bem essencial para a sobrevivência...
sexta-feira, outubro 31, 2003
segunda-feira, outubro 27, 2003
"To be a liberal today is to feel as though you've been transported into some alternative universe in which a transparently mediocre man is revered as a moral and strategic giant."
A frase é de Jonathan Chait. O "liberal" não se refere ao liberal em português ("seguidor" do liberalismo), mas sim ao significado americano, que é algo como "esquerdista", e o comentário é sobre o presidente americano e não sobre o brasileiro, apesar de se encaixar perfeitamente...
Postado por Giovani MacDonald às 7:28 da tarde 0 comentários
sexta-feira, outubro 24, 2003
Uma das coisas que acho mais divertida nos esquerdinhas brasileiros é a mania de se acharem "revolucionários", de se orgulharem de ser "os do contra". As únicas coisas que eles são contra são as mudanças...
Postado por Giovani MacDonald às 3:33 da manhã 0 comentários
Judiciário politiza decisões, critica Ipea
Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do Ministério do Planejamento, com a 741 juízes em 12 estados mostra que 78% dos magistrados optam por decidir as ações com base nas questões sociais ao invés de seguir contratos. Para o economista do Ipea, Armando Castelar Pinheiro, essa situação politiza o Judiciário, reduz a credibilidade dos contratos e dificulta investimentos de longo prazo da economia.
Nem precisava pesquisa...
Postado por Giovani MacDonald às 1:15 da manhã 0 comentários
quinta-feira, outubro 23, 2003
É impressão minha ou o governo vai ficar mandando de volta para votação todos os projetos que não foram aprovados - ou seja, foram rejeitados - da maneira que eles queriam, até que o sejam? (Sim, estou falando da Reforma Tributária e do Estatudo do Desarmamento)
Postado por Giovani MacDonald às 11:59 da tarde 0 comentários
sexta-feira, outubro 17, 2003
Agora que a China está novamente nas manchetes ficaram mais freqüentes os comentários sobre ela. Mas é incrível como quase sempre que se fala da China se fala a mesma coisa: "A China é o país com a maior taxa de crescimento do mundo".
O problema dessa informação é que ela nunca vem acompanhada da sua explicação. Da maneira que é colocada parece que a China é uma país maravilhoso de se viver, com grandes perspectivas de crescimento. O que não é, nem de longe, verdade.
A China é sim o país que mais cresce economicamente no mundo, o problema é que esse crescimento é devido única e exclusivamente à sua gradual abertura econômica. Na verdade isso não chega a ser exatamente um crescimento, é simplesmente um "tirando o atraso" do comunismo. Com certeza não se pode dizer que a China é um país "novo", desculpa freqüentemente utilizada para explicar o subdesenvolvimento brasileiro - desculpa que é uma grande besteira, é só olhar para o país mais poderoso do mundo, que tem praticamente a mesma idade do Brasil.
A China tem um quarto da população mundial, tem tudo para ser uma das maiores, senão a maior nação do mundo, só não o é, e nem figura entre os maiores, por causa do atraso causado pelo comunismo.
Olhando para a notícia do jeito que é colocada, os mais ingênuos podem acreditar até que esse crescimento é devido exatamente ao comunismo. Se eu fosse um pouco mais paranóico diria que é exatamente essa a intenção. Bem que também poderia dizer que os EUA só não acabam com o comunismo na China para não serem por ela ultrapassados...
Postado por Giovani MacDonald às 2:57 da manhã 0 comentários
Eu leio o Estadão todos os dias. Hoje não consegui. Tinha um banner com um som muito irritante que me fez fechar a pagina antes de conseguir ler qualquer coisa (o tempo que ficou aberta foi tentando desligar o som, sem sucesso)...
Postado por Giovani MacDonald às 2:46 da manhã 0 comentários
Não costumo postar coisas que recebo por e-mail aqui, mas como para esse e-mail eu fiz uma "continuação" resolvi postar. Apesar do tamanho...
"Os 3 Porquinhos" (Contada por um pai engenheiro)
Era uma vez três porquinhos genéricos, P1, P2 e P3 e um Lobo Mau por definição, LM, que vivia os atormentando.
P1 era sabido e fazia Engenharia de Automação e ja era formado em Civil. P2 era arquiteto, e vivia em futeis devaneios esteticos absolutamente desprovidos de calculos rigorosos. P3 fazia Comunicação e Expressao Visual na UFSC. LM, na Escala Oficial da ABNT para medição da Maldade (EOMM) era Mau nível 8,75(arredondando a partir da 3a casa decimal para cima). LM tbm era um mega-investidor imobiliário sem escrupulos e cobiçava a propriedade que pertencia aos Pn(onde "n" é um numero natural e varia entre 1 e 3), visto que era de boa conformidade geologica e configuracao topografica, e ficava perto do Shopping Beira-Mar.
Mas nesse promissor perimetro P1 construiu uma casa de tijolos, sensata e logicamente planejada, toda protegida com mecanismos automaticos e pela Back. Ja P2 montou uma casa de blocos articulados feitos de mogno que mais parecia um castelo lego tresloucado. Enquanto P3 planejou no AutoCad e montou ele mesmo, com barbantes e isopô como fundamentos, uma cabana de palha com teto solar, e achava aquilo "o máximo".
Um dia LM foi ate a propriedade dos suínos e disse, encontrando P3:
- Uahahhahaha, corra, P3, pq vou gritar, e vou gritar e chamar o Conselho de Engenharia e Construcao Civil para denuncia r sua casa de palha projetada por um formando em Comunicacao e Expressao Visual!
Ao que P3 correu para sua amada cabana, mas qdo chegou la os fiscais do Conselho ja haviam posto tudo abaixo. Entao P3 correu para a casa de P2. Mas quando chegou la, encontrou LM à porta, batendo com força e gritando:
- Abra essa porta, P2, ou vou gritar, gritar e gritar e chamar o GreenPeace, para denunciar que vc usou madeira nobre de areas nao-reflorestadas e areia de praia para misturar no cimento.
Antes que P2 alcançasse a porta, esta foi posta a baixo por uma multidao ensandecida de eco-chatos que invadiram o ambiente, vandalizaram tudo e ocuparam os destroços, pixando e entoando palavras de ordem.
Ao que P3 ergue P2 e os dois correm para a casa de P1. Quando chegaram na casa de P1, este os recebe e os dois caem ofegantes na sala de entrada.
P1: O que houve?
P2: LM, lobo mau por definicao, nível 8.75, dest ruiu nossas casas e desapropriou os terrenos.
P3: Não temos para onde ir. E agora, que eu farei? Sou apenas um formando em Comunicaçção e Expressao Visual!
Tum-tum-tum-tum-tuuummm!!!! (batidas a porta)
LM: P1, abra essa porta e assine este contrato de transferencia de posse de imóvel, ou eu vou gritar e gritar e chamar os fiscais do Conselho de Engenharia de Santa Catarina em cima de vc!!!
Como P1 não abria (apesar da insistencia covarde do porco arquiteto e do.. do... "comunicador e expressivo visual"?) LM chamou os fiscais, e estes fizeram testes de robustez do projeto, inspeções sanitárias, projecoes geomorfologicas, exames de agentes fisico-estressores, calculos com muitas integrais, matrizes, e geometria analítica avançada, e nada acharam de errado.
Entao LM gritou e gritou pela segunda vez, e veio o GreenPeace, mas todo o projeto e implementacao da casa de P1 era ecologicamente correta. Cansado e esbaforido, o vilao lupino resolveu agir de forma irracional(porem super-comum nos contos de fada): ele pessoalmente escalou a casa de P1 pela parede, subiu ate a chamine e resolveu entrar por esta, para invadir.
Mas quando ele pulou para dentro da chamine, um dispositivo mecatronico instalado por P1 captou sua presença por um sensor térmico e ativou uma catapulta que impulsionou com uma força de 33300 Newtons LM para cima. Este subiu aos ceus, numa trajetoria parabolica estreita, alcaçando o apice, onde sua velocidade chegou a zero, a 200 metros do chão.
Agora calcule, admitindo que a gravidade vale 10m/s2:
a) a massa de LM
b) o deslocamento no eixo "x", tomando como referencial a chaminé.
c) a velocidade de queda de LM qdo este tocou o chao e
d) o susto que o Lobo Mau tomou!
FIM
Continuação (Giovani):
Depois de cair os 200 metros, LM se dirigiu à CPT (Comissão Pastoral da Terra), todo quebrado e com cara de coitado para denunciar a violência dos Pn. A CPT (EOMM 9,75) foi à Polícia Federal (PF) exigir que fosse investigada a formação de milícias paramilitares pelos Pn. No dia seguinte, as 5 da manha a PF fez uma batida na casa de P1 onde apreendeu a catapulta utilizada por P1 sob a alegação de que catapultas acima de 3000 Newtons são de uso exclusivo das Forças Armadas. Apreenderam também o computador de P1 e todas as facas da cozinha.
Logo após a retirada do sistema de segurança LM invadiu a casa de P1 expulsando os Pn. P1 entrou na justiça com um pedido de reintegração de posse que só foi concedido depois de 3 meses, mas no dia em que LM foi mandado embora um outro juiz, famoso por se cobrir com uma pele de ovelha, revogou o mandato de reintegração de posse alegando que a casa de P1 não cumpria sua função social e com isso LM retornou à propriedade.
P1 entrou com outro pedido de reintegração de posse, que só foi concedido depois de 1 ano, mas o governador do estado se recusou a mandar a polícia militar fazer cumprir o mandato pois ele considerava o MLM (Movimento do Lobo Mau) um movimento social legítimo e não um caso de polícia.
Calcule:
a) Quantos computadores existem na casa de cada policial federal, já que a PF sempre apreende computadores, por mais que a "denuncia" não tenha nada a ver com computadores.
Postado por Giovani MacDonald às 1:37 da manhã 0 comentários
quarta-feira, outubro 15, 2003
"A hora em que portar armas for fora da lei, só os fora-da-lei terão armas."
Fico feliz em saber (através do Cerveja) que alguém "de peso" resolveu se manifestar contra a atrocidade que é o projeto de desarmamento.
Não que a entrada da Band na briga contra a Globo vá fazer muita diferença, com certeza nada que vá mudar o - mais do que previsível - resultado de uma pesquisa do Ibope que verificou que 80% dos brasileiros votaria a favor da proibição do comércio de armas (IstoÉ) se o tal "referendo" fosse hoje, mas pelo menos a coisa deixou de se limitar a um punhado de blogues...
Postado por Giovani MacDonald às 12:56 da manhã 0 comentários
terça-feira, outubro 14, 2003
Senado abandona proposta inovadora e reforma tributária pode ser mínima
"Reforma mínima" ou então: "ficam só pontos que aumentam a carga tributária".
Bom, o "mínimo" pode significar que só alguns dos pontos que aumentam a carga tributária ficam, o que no final das contas acaba sendo o melhor, já que os pontos que a reduzem nunca existiram mesmo...
Postado por Giovani MacDonald às 2:04 da manhã 0 comentários
sexta-feira, outubro 10, 2003
Existe uma eficiente maneira de se averiguar de que lado está um jornal sem que para isso seja necessário ler uma linha sequer: Pelas fotos.
No governo anterior, em todas as fotos de membros do governo eles apareciam com cara de idiota ou fazendo caretas enquanto atualmente os membros do governo sempre aparecem em belas poses de rosto sério. As caretas ultimamente são privilégio dos membros da oposição.
Eu não vejo muita diferença entre os dois governos, mas...
Postado por Giovani MacDonald às 8:40 da tarde 0 comentários
segunda-feira, outubro 06, 2003
...e a esperança é sempre a ultima que morre:
Cuban Activists Challenge Fidel
A leading activist on Friday delivered more than 14,000 signatures to Cuba's parliament demanding a referendum for sweeping political changes in a new challenge to Fidel Castro's government. It was the second year in a row that activist Oswaldo Paya has delivered piles of signatures to the government as part of the Varela Project. The petitions propose a referendum asking voters if they favor civil liberties like freedom of speech and assembly, and amnesty for political prisoners.
Last year, he brought 11,020 signatures, but lawmakers shelved the petition, saying that the changes sought were unconstitutional. Friday's signatures are all new, Paya said, bringing to 25,404 the combined total of signatures submitted. Paya says that tens of thousands of other signatures have been seized by state security officials. There was no immediate response from Castro's government.
Postado por Giovani MacDonald às 1:03 da manhã 0 comentários
sábado, outubro 04, 2003
Governo Chávez apreende equipamentos de estação de TV
As autoridades venezuelanas apreenderam, na sexta-feira, os equipamentos de transmissão da principal cadeia de televisão privada de notícias do país, conhecida por suas críticas ao presidente Hugo Chávez e que acusou o governo de "desatar sua ditadura".
Apesar da assumida admiração que o nosso presidente tem pelo presidente venezuelano e seus métodos, não corremos o risco de que isso aconteça aqui no nosso país: Não temos nenhum canal que faz críticas ao presidente...
Postado por Giovani MacDonald às 8:19 da tarde 0 comentários
sexta-feira, outubro 03, 2003
Na tentativa de explicar o funcionamento do FMI* para uma pessoa digamos não muito esperta, fiz uma comparação:
Imagine que você é o Brasil, ou qualquer outro país f*d*do. Você gastou tudo que não tinha, pediu empréstimo pra todos os bancos, familiares e agiotas, não pagou ninguém e tem o nome sujo no SPC e em todos os outros cadastros possíveis. Ninguém lhe empresta mais nem caneta com medo que você não devolva.
Aí inventam um "fundo" especial só para emprestar dinheiro pra gente como você, que não conseguiria com mais ninguém já que ninguém acredita na possibilidade de receber o dinheiro de volta. O FDF (Fundo dos Fu...).
Claro que esse empréstimo tem uma condição especial: O banco vai cuidar, ou pelo menos tentar cuidar, para que você arrume sua vida e seja capaz de pagar o empréstimo. Para isso, o contrato vai ter várias exigências.
Uma das primeiras medidas exigidas pelo banco é que você pare de fumar. O seu vício de 10 carteiras por dia soma no fim do mês uma quantia considerável.
O problema é que, parte do seu corpo está acostumada ao vício, e as partes mais afetadas pela crise de abstinência vão fazer um baita escarcéu, as dores vão invadir áreas improdutivas e produtivas, hastear bandeiras vermelhas e fazer passeatas por todo o corpo gritando "Fora FDF", tudo isso vai acabar atrapalhando o funcionamento do corpo como um todo, mas se o gasto não for eliminado, e por conseqüência o vício, fica não só o gasto mensal como o câncer que vem mais tarde.
E assim por diante o banco vai cortando coisas que ele considera nocivas à sua saúde financeira e indicando medidas que considera necessárias para seu “crescimento econômico”.
Ele também erra, mas isso é outra estória...
* - Antes que alguém diga que isso foi uma defesa do FMI, não é. Sou absolutamente contra a existência do FMI. Existência essa que acredito ser baseada na crença de que é função do Estado fomentar o crescimento da economia. Afirmação da qual discordo veementemente.
Postado por Giovani MacDonald às 3:52 da manhã 0 comentários
Melhora quadro social do Brasil, mas desigualdade cresce, mostra IDH
A tal "desigualdade" é tão malhada por todos os cantos hoje em dia que fica difícil explicar o obvio: O problema não é a desigualdade e sim a pobreza.
Não interessa medir a desigualdade, não interessa saber se "o rico está cada vez mais rico", se o pobre também está ficando mais rico isso é o que interessa, e não a diferença entre os dois.
Quanto mais o rico tem mais o pobre acaba tendo, o dinheiro do rico nunca fica parado.
Os únicos que se preocupam com a tal "desigualdade" são os invejosos, e infelizmente começo a suspeitar que a inveja seja uma das maiores características do ser humano. Não é possível que qualquer apelo para a inveja das pessoas tenha um resultado tão imediato quanto ultimamente...
Postado por Giovani MacDonald às 2:44 da manhã 0 comentários
quarta-feira, outubro 01, 2003
Mais uma pra seção "Só pode ser piada":
Agricultor diz que MST exige metade de sua produção
O agricultor Valdomiro Bognar, arrendatário da Fazenda Baronesa dos Candiais 2, em Luiziana, a 440 quilômetros de Curitiba, no centro-oeste do Paraná, denunciou hoje que cerca de 500 famílias de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que invadiram a propriedade em 28 de abril, estão pedindo 50% da produção de aveia para deixarem-no efetuar a colheita. Ele calcula que os prejuízos poderão chegar a R$ 400 mil.
A proposta dos sem-terra foi-lhe apresentada pelo representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na região, padre Alziro dos Santos. O padre justificou ontem que os ocupantes da área mantiveram a limpeza da cultura, o que teria garantido a produtividade, e consideram justo ter um pagamento por isso.
Estamos vivendo num circo.
Cade o pão?
Postado por Giovani MacDonald às 10:29 da tarde 0 comentários