sexta-feira, outubro 17, 2003

Agora que a China está novamente nas manchetes ficaram mais freqüentes os comentários sobre ela. Mas é incrível como quase sempre que se fala da China se fala a mesma coisa: "A China é o país com a maior taxa de crescimento do mundo".

O problema dessa informação é que ela nunca vem acompanhada da sua explicação. Da maneira que é colocada parece que a China é uma país maravilhoso de se viver, com grandes perspectivas de crescimento. O que não é, nem de longe, verdade.

A China é sim o país que mais cresce economicamente no mundo, o problema é que esse crescimento é devido única e exclusivamente à sua gradual abertura econômica. Na verdade isso não chega a ser exatamente um crescimento, é simplesmente um "tirando o atraso" do comunismo. Com certeza não se pode dizer que a China é um país "novo", desculpa freqüentemente utilizada para explicar o subdesenvolvimento brasileiro - desculpa que é uma grande besteira, é só olhar para o país mais poderoso do mundo, que tem praticamente a mesma idade do Brasil.

A China tem um quarto da população mundial, tem tudo para ser uma das maiores, senão a maior nação do mundo, só não o é, e nem figura entre os maiores, por causa do atraso causado pelo comunismo.

Olhando para a notícia do jeito que é colocada, os mais ingênuos podem acreditar até que esse crescimento é devido exatamente ao comunismo. Se eu fosse um pouco mais paranóico diria que é exatamente essa a intenção. Bem que também poderia dizer que os EUA só não acabam com o comunismo na China para não serem por ela ultrapassados...

Sem comentários: