sexta-feira, maio 28, 2010

Utopia

Os liberais têm uma grande dificuldade em se organizar, seja em partidos ou em qualquer outro tipo de organização ou grupo. É evidente que o individualismo presente em todas as correntes liberais tem uma grande parte da culpa por essa dificuldade, os liberais são por princípio avessos aos coletivos.

Enquanto os grupos representantes das diferentes correntes comunistas se alternam na esfera de influência do poder, com um grupo que acredita que é melhor comer uma criancinha de cada vez (trotskistas), outro que acha que todas devem ser devoradas de uma vez (stalinistas) e entre outros intermediarios um terceiro que prega que as pessoas devem ser convencidas de que não há problema algum em comer criancinhas e com isso cada passo que leve em direção ao banquete é válido, mesmo que alguns conceitos indigestos tenham que ser provisoriamente suportados como, por exemplo, a democracia (gramscistas); os liberais vivem em uma constante discussão em que todos estão contra todos, sem conseguir se organizar para fazer uma conferência via skype.

Faz sentido que as pessoas que acreditam que cada um tem o direito e o dever de cuidar da própria vida cuidem da sua vida e tenham uma grande desvantagem quando confrontados pelos que se unem para controlar a vida dos outros. A sua vantagem é estar do lado da lógica, da razão e da Verdade, mas quem se preocupa com essas convenções burguesas?

1 comentário:

Partido Alfa disse...

Até surgir um lider. Dai em diante é rezar para que ele não se deixe envolver pelas "tentações". E saiba o que está fazendo.