quarta-feira, outubro 29, 2008


Jockey Club

A tabela ao lado (inteira aqui) mostra os estados que ainda estão na disputa (os battelground states). Os outros estão definidos sem praticamente nenhuma chance de inversão dos resultados, são considerados os solid states. Na soma dos votos dos solid states Obama tem 259 votos e McCain tem 127. A diferença parece enorme mas basta lembrar que esses estados (com exceção de Iowa em 2004 e New Hampshire em 2000) votaram assim também nas duas ultimas eleições em que Bush foi eleito. O número de votos necessários para ser eleito é 270, portanto Obama precisa de apenas mais 11 votos.

A primeira vista já salta aos olhos que absolutamente todos votaram em Bush em 2004 e apenas o Novo México foi de Al Gore em 2000. Aqui começa a pesar a diferença de metodologia da qual falei anteriormente (basicamente elas passaram a considerar que mais gente que o comum vai votar e que essa gente vai toda votar no Obama, nenhuma das duas hipoteses tem alguma base científica). É muito estranho que um estado como Indiana, que em 2004 deu a Bush uma diferença de mais de 20% vá agora para Obama.

Agora parto para minhas apostas: digo que apesar de as pesquisas indicarem o contrário, Carolina do Norte, Missouri, Indiana, Colorado e Virgínia vão para McCain. Restam então Florida, Ohio, Nevada e Novo México. Como já virou costume, Flórida e Ohio podem decidir sozinhos a eleição, basta um deles ir de Obama e pronto. Nevada e Novo México podem juntos no máximo causar um empate.

Não fosse a crise, que apesar de não ser culpa do governo republicano é sempre debitada na conta de quem está no poder, acredito que McCain teria uma vitória relativamente fácil. Com crise estamos de volta a 2004, esperando o resultado de Flórida e Ohio. Lembrando que são dois estados onde existem muitas denúncias de fraude no cadastramento de eleitores por parte da ACORN.

Agora é esperar e assistir...

Sem comentários: