terça-feira, outubro 28, 2008

Obama 49% x 47% McCain

A pesquisa do Gallup hoje dá diferença de apenas 2 pontos percentuais entre as intenções de voto em Obama e McCain. O número é igual à margem de erro da pesquisa o que significa que estão empatados.

Já falei aqui sobre a disparidade absurda entre pesquisas relativas ao mesmo período. Além do claro viés partidário percebido nas pesquisas de institutos e veículos tradicionalmente ligados ao Partido Democrata (Reuters, NYT, etc) existe agora também uma diferença de metodologia que é a grande responsável por essas diferenças.

A metodologia tradicional (usada nas outras eleições e portanto testada, apesar de que nas duas ultimas eleições algumas pesquisas davam vitória ao adversário de Bush até poucos dias antes das eleições, estavam erradas e foram usadas como base para acusações de fraude) que leva em consideração o histórico de votos além das intenções, foi substituída por um 'modelo expandido' que adiciona ao cálculo um suposto aumento no comparecimento às urnas, principalmente entre 'minorias' consideradas menos inclinadas a votar.

Percebam que são duas hipóteses, ambas de comprovação impossível até o resultado das eleições: 1) que haverá aumento e 2) que esse aumento se dará apenas entre esses grupos arbitrariamente escolhidos, curiosamente os grupos onde Obama espera seu melhor resultado (o que também é uma hipótese, provável mas não comprovável).

Ficamos de novo com a possibilidade de o resultado contrariar as pesquisas e isso ser usado como indício de que as eleições foram fraudadas, sem nunca admitir que quem estavam erradas eram as pesquisas.

1 comentário:

Fireman disse...

Boa tarde sou dono de alguns blogs e gostaria de fazer parceria de link com voce, quase todos sao pagerank 3, todos estao no technorati e os em portugues estao no blogblogs, se der me ajuda fazendo parceria comigo:
Eu ponho o seu blog no meu e voce coloca os meus entre os seus blogs amigos ou blog roll

Eu sou do Brasil

Piadas : http://diariodaalegria.blogspot.com/
Esportes: http://1001esportes.blogspot.com/
Curiosidades: http://newcuriosidades.blogspot.com/
Informatica: http://atualidadesdainformatica.blogspot.com/
Mensagens: http://poesiasnanet.blogspot.com/
Ofertas: http://blogdasofertas.blogspot.com/
Computer: http://netcomputernews.blogspot.com/
Curiosity: http://www.newcuriosity.blogspot.com/
Sports: http://1001sportsworld.blogspot.com/
Humor: http://humorandjoy.blogspot.com/
Saude: http://saudenainternet.blogspot.com/
Innovations: http://innovationsttechnological.blogspot.com/
Paypal:http://criarcontanopaypal.blogspot.com/

caso queira com um ou com todo entre em contato para fazermos a parceria, meu msn é : bombeiro_dorio@hotmail.com ( caso queira)ou responda pelo email e desde já parabens pelo blog, realmente muito bom

um abração e obrigado

Luciano Turl