quinta-feira, novembro 17, 2005

A Veja dessa semana traz na capa Steven Levitt, autor do Freakonomics. A reportagem é toda feita em tom de novidade, tratando o autor como pioneiro na abordagem que faz a relação entre os motivos que levam os indivíduos a tomar decisões e a economia. O triste é ver que esse tom de novidade não é exclusividade brasileira, mas também nos EUA, e provavelmente no resto do mundo.

Triste porque demonstra o completo desconhecimento da escola de economia que tem nessa abordagem uma de suas principais características, a Escola Austríaca. Mais especificamente um de seus principais - se não o principal - membros: Ludwig von Mises, que em 1949 publicou seu Human Action. O livro além de fazer esse estudo sobre as motivações e particularidades do processo de decisão dos indivíduos, tem como uma das características mais citadas a clareza e simplicidade com que consegue expor as idéias, simplicidade essa que é outra particularidade também tida como novidade na obra de Levitt.

Não li o livro de Levitt e não estou aqui falando mal de sua obra, muito antes pelo contrario. A comparação com Mises pode facilmente ser considerada um elogio, e provavelmente seria assim considerada pelo próprio Levitt, que sendo professor da Universidade de Chicago - que tem grande influência da escola austríaca - deve conhece-lo e admira-lo.

O mundo com certeza seria um lugar melhor se todos conhecessem a obra de Mises, esse tom de novidade é uma pequena demonstração do porquê não é.

Sem comentários: