quinta-feira, novembro 17, 2005

Reclamei há alguns dias que os jornalistas brasileiros não conseguem fazer uma manchete clara nem quando não têm a intenção de confundir, reclamei ontem que eles não conhecem nada de economia. Para a minha reclamação de hoje eles até tem uma certa chance de se desculpar, já que um bando que fez campanha a favor do desarmamento não podia conhecer nada de armas e munição mesmo. Mas porque diabos eles insistem em escrever sem pesquisar absolutamente nada.

Outra desculpa que poderia ser usada é que eles simplesmente não escreveram praticamente nada, simplesmente traduziram a matéria do Daily Telegraph:

Polícia inglesa matou brasileiro com bala dum-dum, diz jornal.

A primeira confusão é entre as balas 'dum-dum' e as hollowpoint, as dum-dum teoricamente explodem após atingir o alvo, digo teoricamente porque alguns consideram a existência delas uma lenda. Já as Hollowpoint se expandem ao atingir o alvo. Explodir e expandir é diferente.

As balas hollowpoint são realmente 'proibidas' pela Convenção de Haia. A convenção é um acordo, onde as partes envolvidas concordam em se abster do uso (exatamente como diz o texto), proibir é uma palavra forte. A polícia pode usa-las e as usa regularmente, com toda a razão. O jornal inglês chegou até a citar o motivo para seu uso, mas se confundiu ao tentar limita-lo a uma situação ridiculamente específica.

Quando o projétil se expande ele cria um atrito maior (daí vem o estrago maior) o que diminui sua velocidade e faz com que, na maioria das vezes, pare. Sendo assim, em uma ação policial, onde via de regra existem pessoas inocentes em volta, o ideal é que após atingir o bandido a bala pare, e não que saia por aí podendo acertar mais alguém. Não acertar a fuselagem do avião? Por favor...

O problema tanto dos jornalistas brasileiros quanto dos britânicos é não querer entender o objetivo da polícia. A polícia não está lá para competir com os bandidos, está lá para restaurar a ordem. Quando o uso da força se torna a única alternativa - o que é o caso na maioria das vezes em que a polícia é obrigada a entrar em cena - isso deve ser feito de forma rápida e definitiva. Quem fez a situação chegar a esse ponto que arque com as conseqüências. Os jornalistas sempre parecem querer que o policial, ao lidar com um bandido armado com uma faca deva largar sua pistola e sacar uma faca, assim eles podem fazer um mano-a-mano justo.

Sem comentários: