segunda-feira, março 21, 2005

No Brasil é sempre assim, a esperança dificilmente passa da manchete:

Governo vai privatizar 5 mil quilômetros de estradas

O governo vai entregar para a iniciativa privada a manutenção de cerca de 5 mil quilômetros de estradas federais. Mas, em vez de cobrar pedágio para cobrir seus custos, as empresas vão receber um valor fixo do governo.

A grande vantagem da 'privatização de estradas' é que, com a cobrança do pedágio, quem paga pela manutenção das estradas são aqueles que as utilizam.

Os brasileiros têm uma incrível aversão a pedágios que só pode ser atribuída a falta de visão. Eles não percebem que pagam por estradas que não usam e, claro, que outros pagam pelas estradas que eles usam. Essa matemática de todos pagando por todas as estradas até poderia funcionar, não fosse o único capaz de centralizar os recursos o Estado, e como todo mundo sabe, o dinheiro sempre desaparece nas mãos do Leviatã.

Enfim, a medida é tão incoerente que eu só consigo enxerga-la como uma tentativa de desacreditar as privatizações: Não vai funcionar e a culpa vai ser das empresas privadas. Privatizar é ruim.

E eu nem estou considerando aqui a vitória de companheiros nas licitações de 'privatização'...

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