quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Falando em indio, uma pergunta que sempre me faço é: "O que é ser indio?"

Pra mim, indio que usa calção da Adidas vermelho com listra branca não é indio, indio usa tanga (quando muito). Indio que sequestra funcionario da FUNAI pra exigir posto de saúde na tribo não é indio, indio vai atras do pajé.

A desculpa utilizada pelos "defensores dos indios" é sempre a de "preservar a cultura", eu me pergunto de novo: "Qual a vantagem de preservar uma 'cultura' pré-historica?". Além do mais, os índios querem preservar sua cultura? Eles querem continuar vivendo como viviam, mesmo sabendo dos avanços tecnologicos da civilização?

O que parece é que eles querem é se aproveitar dos avanços mas sem ter as obrigações de se viver na sociedade. Para isso eles ficam fazendo de conta que são indios, cantando umas musiquinhas e pintando a cara com tinta guache, enquanto exigem sementes, remedios e, como eu assisti esses dias em um protesto, vagas na universidade. Quem precisa de um diploma pra viver no meio do mato?

Sem comentários: