sábado, julho 26, 2003

Eu gostaria de ter uma arma, mas não sei se algum dia terei uma.

Primeiro porque, a posse de armas no Brasil já é praticamente proibida. Não se tem uma coisa simplesmente por ter, se tem ou para usar ou por uma expectativa da possibilidade de usa-la. Um dos objetivos, senão o maior deles, de se ter uma arma é a proteção, mas no Brasil, a não ser para a prática do tiro pelo simples prazer de atirar, em um lugar reservado exclusivamente para isso, usar uma arma é crime, independente do motivo. Se você atira em um invasor dentro da sua casa, responde um processo por homicídio, do qual pode ser inocentado se provar a situação de legítima defesa, mas a priori, é um caso de homicídio, e quem tem o ônus da prova é o réu. E isso nem sempre é fácil.

Já "ouvi falar" de um caso em que, depois de ter matado um invasor a tiros, os proprietário liga para um delegado de polícia, amigo seu, e este o aconselha a "dar um fim" no corpo, jogar em uma vala qualquer, até porque a polícia normalmente sabe quem são os criminosos, não dariam muita importância ao corpo encontrado e acabariam não investigando. Mas se ele seguisse o procedimento legal correto iria se incomodar para o resto da vida.

E segundo o custo da prática, que é bem elevado, além do tempo que tem que ser gasto para isso.

Mas se você não tem certeza que quer ter uma arma porque defende tão ferozmente o direito à posse de armas? É simples, tudo uma questão de liberdade, quando chegar a hora de tomar a decisão de comprar ou não uma arma, eu quero ter a liberdade de poder pesar os prós e contras e fazer minha decisão. Não só eu, se eu decidir por não ter armas, outros podem decidir por tê-las, e quem sou eu pra achar que, se eu não quero ter uma arma então os outros não podem quere-lo.

Uma coisa é não ter uma coisa porque eu não quero, outra completamente diferente é não ter porque eu não posso.

Sem comentários: