terça-feira, maio 20, 2003

Evito falar sobre esse assunto porque dele sei muito pouco, mas está difícil não falar, então falo pelo que acho que sei, e se eu estiver errado, por favor me indiquem onde.

Porque sempre que "a mídia" (não gosto de usar essa expressão, fica sempre parecendo reclamação de estudante universitário que fica brincando com malabares na frente da universidade) fala sobre os conflitos na Colômbia, mesmo em situações que envolvem única e exclusivamente as FARC (ou seja, 90% dos casos) faz questão de citar os "grupos paramilitares de direita"?

Aqui tenho que concordar com a "classificação": Os paramilitares são de direita porque são contra os guerrilheiros de esquerda. Nada mais, nada menos...

O problema é que isso não cheira nem um pouco bem, colocada assim, a informação pode levar os menos atentos a pensar que os dois grupos tem igual participação nos problemas do país, o que só pela quantidade de "ocorrências" envolvendo um grupo e outro que são noticiadas já se pode ver que não é verdade. Somando a isso a vontade da mídia em demonizar os paramilitares e
transformar em heróis os guerrilheiros, se transforma em uma mentira deslavada. Deixando ainda de fora o tempo de atuação dos seus maiores "representantes", enquanto as FARC foram criadas em 1964, e vem aterrorizando o povo colombiano desde então, a AUC, que é considerado o maior grupo paramilitar colombiano foi criado em 1997.

Não defendo nem um nem outro, não digo isso levando para o campo "ideológico", (até porque nunca fiquei sabendo de alguma linha ideológica seguida pelos paramilitares, que como eu disse acima, são assim classificados apenas por sua oposição à esquerda, classificação essa com a qual concordo plenamente) mas pelos métodos utilizados, que nada justificam.

Só não podemos esquecer que os paramilitares são simplesmente uma reação à violência dos guerrilheiros, se acaba a guerrilha, perdem o sentido e acabam também os paramilitares. É, simples assim...

Sem comentários: