terça-feira, setembro 12, 2006

Está difícil juntar força de vontade para escrever sobre o país, mas as vezes a partir de algum incentivo, acabo escrevendo. Então só para não deixar isso aqui parado, transcrevo uma discussão que tive no orkut com colegas de trabalho. Para quem não sabe, trabalho em uma empresa (aqui e mais adiante vou omitir o nome, trocando para 'a empresa', apesar de não ser segredo) estatal, no momento 'federalizada' e na fila do programa de desestatização. Alguns podem enxergar uma certa contradição no fato de eu trabalhar em uma estatal. Eu não vejo contradição, o sistema econômico que defendo tem como base exatamente 'a busca pelos indivíduos do melhor para si, busca essa que acaba por trazer um bem para sociedade como um todo' (A.S.), o fato de o Estado se intrometer na economia e tornar uma empresa estatal mais atraente é um desvio, desvio esse que tento combater. Apesar da grande probabilidade de perder o emprego com a privatização, não hesito em defende-la.

Enfim, vamos lá:
Titulo do tópico: Quem serão os candidatos favoraveis à empresa?

Outro 9/11/2006
eu participei de um comite pro lula na minha cidade realizado para funcionarios da empresa, independente de partido politico, meu partido é a empresa, e para a empresa permanecer puclico, a melhor (talvez unica) opção para a empresa permanecer publico é votar 13 para presidente.....

o candidato do partido 13 vem honrando o prometido no passado e esta prometendo a empresa publico para os proximos 4 anos....

sem mais....

Giovani 9/12/2006
Tomando como partida o comentário do colega ali de cima, que diz que "o Lula está fazendo tudo que prometeu no passado". Só a frase colocada assim já soa meio estranho, e duvido que alguém concorde com essa afirmação sem ressalvas. De qualquer maneira, eu nem esperava que ele fizesse, afinal ele prometeu muita besteira que se feita afundaria ainda mais o país na lama, a maioria delas ele não fez por que eram inviáveis e ele sabia disso, mas nas palavras do próprio efelentissimo "fazer campanha é uma coisa, governar é outra".

O país está passando por uma certa tranqüilidade econômica? Que coincidência, pois o resto do mundo também está. Apesar de alguns países terem sérios motivos para não estarem tranqüilos, a maioria dos países, principalmente os em desenvolvimento estão crescendo mais que o Brasil. Será que esse crescimento é mérito do Lula? O que ele fez diferente do que estava sendo feito? Ou será que ao invés de mérito o baixo crescimento é culpa dele?

Fora isso o que ele está fazendo? Comprando votos com bolsa esmola? Distribuindo empregos públicos para 'companheiros' de partido? A escolha do colega por usar como referencia o numero do partido e não o nome do representante foi bem interessante, afinal o presidente realmente nada faz, nada vê e nada sabe.

Quanto à discussão sobre manter a empresa pública, deixo essa discussão pra mais tarde, mas repito o que já falei antes: vocês não acham que colocar alguém no comando de um país inteiro porque essa pessoa tem mais chance (lembrando que não existe garantia nenhuma) de manter uma empresa estatal, que só atende a um estado, e que consequentemente vai acabar mantendo o seu emprego não é uma visão muito limitada, para não dizer egoísta?

Outro2 9/12/2006
cara... nao vou sair em sua defesa e nem vou atacar!!! a verdade é a seguinte. Nome do Tópico: Quem serão os candidatos favoraveis à empresa? pois bem, o pessoal tá respondendo isso acredito eu! Mas assim, o lula fez merda, o FHC fez merda, o Alckmin festa tanta coisa boa q o PCC governa Sao Paulo... quem mete o pau hoje andava juntinho ontem!!! infelizmente é assim!!! entrar no mérito de cada candidato, cada partido, ficaremos aqui até o fim dos tempos e ninguém vai chegar a lugar nenhum!!! pq cada um tem a sua consciencia política ou a falta dela (na maioria dos casos infelizmente) e não há o q mudar!!! além disso hoje no brasil ninguém vota na ideologia do PT ou do PSDB ou de qualquer partido!!! acabou essa história de partido!!! o PT era de centro esquerda para esquerda, o PSDB de centro para direita e agora o PT governa como a centro direita e a oposicao (PFL, PSDB) tem atitudes de esquerda!!!

Acredito que todos aqui queremos um pais mais digno, onde tenhamos oportunidades seja na empresa ou em qualquer outro lugar e que o Brasil como um todo seja um lugar melhor! todos deveriamos pensar assim na hora de votar!!! Mas se o assunto é a empresa e se vcs querem saber quem é o melhor governante para manter seus empregos, é claro q é o Lula!!! hahahahahahhahahahahaha

Giovani 9/12/2006
O nome do tópico em si é menos importante que o rumo que o tópico tomou, que foi a questão do direcionamento do voto.

Já que você entrou na questão direita vs. esquerda, acho bom primeiro definir os termos, o que é o que, porque do jeito que anda o senso comum (não por acaso, mas isso é outro assunto) fica mais ou menos como: direita é o que é ruim e esquerda é o que é bom, o que não contribui nem um pouco para uma discussão saudável que possa levar a algum entendimento da realidade, porque limita a utilização de idéias e termos.

A direita é uma entidade amorfa na política brasileira e fica difícil defini-la independentemente, portanto acho que o mais fácil é tomar a definição de esquerda como ponto de partida e assumir como direita o oposto. O que é a esquerda? A princípio formada pelos socialistas e comunistas, hoje em dia depois do fracasso da URSS e das ditaduras vermelhas muitos se recusam a se assumir como tal, então acabaram criando a tal da social-democracia. Mas algumas características são comuns às várias ideologias de esquerda, como a igualdade 'social', a centralização econômica, o estado de bem estar e o caráter utilitarista da propriedade privada. A direita então tem como características a livre iniciativa, a liberdade econômica, o estado mínimo e a inviolabilidade da propriedade privada.

Definido assim, fica mais ou menos claro que não existe nenhum partido 'de direita' no Brasil. O que temos são os partido mais de esquerda, menos de esquerda e os que não tem ideologia nenhuma e só estão preocupados com o poder, seja ele proveniente do Estado ou do dinheiro.

Qual é melhor? É difícil. Aqui é apenas uma opinião particular, mas para mim quanto menos à esquerda melhor. Eu prefiro alguém que esteja fazendo a coisa errada sem convicção a alguém que esteja fazendo a coisa errada com convicção.

Espero um dia poder votar no que acho certo, enquanto não posso sigo votando no menos pior...

Sem comentários: