sexta-feira, janeiro 27, 2006

A semelhança entre a ultima eleição americana e a proxima brasileira não está apenas na fama de 'não muito cultos' dos dois presidentes. Até porque essa semelhança não é exatamente verdadeira, enquanto um a adquiriu através de uma prática já conhecida dos seus adversários democratas, que é retratar todos os presidentes republicanos como caipiras incultos, a do outro...bom, para verificar a distancia que existe entre os dois, basta observar que um foi aluno de Yale e Harvard, outro do Senai.

A triste semelhança entre as duas eleições é o fato de, na prática, não existirem candidatos de oposição. Tanto no caso americano como no brasileiro, o voto contra é contra o presidente, e não a favor do candidato de oposição.

John Kerry teve praticamente apenas os votos dos adeptos do 'ABB' (Anyone But Bush), por essas bandas acredito que não será diferente. Eu argumentei na vespera das eleições americanas que esse voto contra não seria suficiente para derrubar o presidente. Não foi.

Como aqui no Mundo Bizarro tudo funciona ao contrário, espero que eu tenha uma agradavel surpresa nessas eleições, assim como tive no refendo. Mas infelizmente não estou contando muito com isso.

Sem comentários: