quinta-feira, janeiro 13, 2005

Por que diabos existe no Brasil - principalmente na mídia - essa necessidade de encontrar um culpado por situações que simplesmente não tem culpado?

Um jogador tem um ataque do coração e morre em campo e criam-se milhares de investigações e inquéritos para "apurar responsabilidades", um alpinista tenta fazer uma escalada arriscada e, sem sucesso, morre. Começa de novo um escarcéu para buscar um culpado. "Alguém tem que pagar". A palavra acidente pode simplesmente ser banida do dicionário.

Acompanhando isso sempre a palavra "negligência", como se ninguém tivesse capacidade de cuidar de si mesmo, sendo assim deve sempre haver uma outra pessoa - ou um grupo delas - responsável por zelar pela segurança dos outros. E se acontece um acidente então foi porque essa pessoa não fez seu trabalho e deve então "pagar", para que "justiça seja feita".

Pode até ser que seja forçar um pouco, mas não acho muito difícil relacionar isso com o crescimento do Estado, em forma de "Estado babá", que deve cuidar de todos já que são uns acéfalos que não têm capacidade de cuidar de si mesmos e precisam de um iluminado que os guie pelo caminho certo e seguro.

Até acho que está demorando demais para começarem a procurar culpados pelo tsunami na Asia, mais epecificamente a procurar uma maneira de culpar os EUA pelo tsunami. Um teste nuclear ou alguma coisa parecida...

Sem comentários: