quarta-feira, setembro 01, 2004

Eu falei do horario eleitoral, mas os noticiários brasileiros as vezes conseguem ser tão engraçados quanto. Hoje ao falar da convenção republicana o jornal tentou fazer dos protestos anti-Bush o foco da reportagem. Só que na hora de filmar imagens dos protestos na rua, eles filmaram um cartaz igual a esse aí do lado, do Protest Warrior.

Já sobre o livro "Unfit for Command", e sobre a ação do grupo "Swift Boat Veterans for the Truth", que são provavelmente os assuntos mais discutidos - o livro é o mais vendido - por lá, para não dizer que não vi nada, no final de uma notícia em que se chamava a atenção para o perigo dos "radicais da extrema-direita* conservadora republicana" vi um pequeno comentário que citava o lançamento do livro. Claro que dito muito rápido, para não chamar muito a atenção. Se alguém está esperando que o livro seja lançado no Brasil, é melhor esperar sentado.

Enfim, é uma tristeza ver alguém tentar opinar sobre as eleições americanas conhecendo apenas o que chega pela mídia tupiniquim, que além de ser uma parcela muito pequena do todo ainda chega de pernas pro ar. Uma pessoa que não lê nem assiste nada sobre o assunto provavelmente esta mais apta a opinar...

* - já perceberam que não existe uma "direita", é sempre "extrema direita"? Mas isso é até compreensível quando se sabe que o eixo está deslocado. Nos meus apuradíssimos cálculos, se o eixo político fosse uma gangorra, seria algo como nesse desenho (desculpem a complexidade do desenho, tentei simplifica-lo mas como trata de um assunto complexo a sua representação acabou sendo um tanto complexa também):


Ou seja, tudo o que está à direita do centro "verdadeiro", ou seja, o meio da tábua, está na extrema direita do eixo brasileiro.

Sobre esse "centro", estou cada vez mais propenso a acreditar que ele é na verdade um espaço vazio, um vácuo no qual ninguém pode estar, mas sobre isso penso depois. Além de tudo seria difícil de representar esse conceito no meu já tão complexo esquema socio-político-econômico-ideologico...

Sem comentários: