segunda-feira, julho 05, 2004

Não gosto de manifestações, protestos e similares. São basicamente dois os motivos dessa aversão: O primeiro é que normalmente os protestos são feitos em favor de causas contrarias aos meus ideais, e o Segundo, que acho que pesa mais que o primeiro é que, via de regra, os protestos consistem basicamente em atrapalhar a vida de outras pessoas como forma de chamar a atenção.

Um dos problemas de se criticar protestos é que sempre que se critica um protesto se é visto como contrario à causa. Sendo assim, se você critica o ato de atear fogo em um ônibus é porque você é a favor de passagens com preço alto*, sempre numa simplificação infantil.

A "forma de protesto" mais utilizada é o fechamento de ruas. Não sei como alguém pode ter a cara de pau de dizer que é uma "forma pacífica" de protesto. Não é. A força física é utilizada. Mesmo quando não se parte para a violência pura e simples e para o quebra-quebra - coisa nem um pouco incomum - o fato de se impedir a passagem de outras pessoas pela presença física no meio do caminho é sim uma violência. O fato de não haver movimento não muda nada. Tente correr em direção a um punho fechado, parado no ar a altura do seu nariz.

Enfim, não deveria haver "negociação" em casos de protestos que fecham estradas. Os "manifestantes" estão desrespeitando os direitos de várias pessoas - sempre em número muito maior do que os manifestantes, que gostam de achar que falam "em nome do povo" - e a polícia serve exatamente para defender os direitos dos cidadãos.

Um cidadão que está parado no transito, depois de um dia inteiro de trabalho, querendo voltar para sua família sem poder porque um bando de desocupados que acha que sua causa é mais importante que as dos outros está bloqueando a estrada, está sendo tão agredido quanto se estivesse sendo espancado. É dever da polícia acabar com essa agressão, utilizando a força que for necessária para faze-lo o mais rápido possível.

Essa é mais uma questão, é muito comum reclamar que a polícia foi "covarde", que estava mais preparada (leia-se armada) e, apesar de não ser muito comum mas aconteceu em um dos dias dessa "manifestação", em maior número. A polícia não está lá para uma briga "mano a mano", não está lá para uma "competição justa". Está lá para, através do uso da força e de forma definitiva, defender os direitos das pessoas.

* - uma das afirmações mais repetidas por aqui é que temos "a passagem mais cara do Brasil", como não tenho saco para pesquisar preços de outras cidade não duvido da possibilidade dessa afirmação estar correta, mas tento perguntar a todos que vejo repetindo essa afirmação se eles conhecem o preço de passagens em alguma outra cidade do país, não encontrei ainda ninguém que me respondesse afirmativamente. Isso está me cheirando a uma daquelas afirmações que acaba se tornando verdade pela repetição e não pela realidade em si. Por sinal, a passagem "normal" aqui é de R$1.75 , sendo que os "estudantes" que estão fazendo baderna e reclamando pagam a metade.

Sem comentários: