terça-feira, julho 13, 2004

Entre as várias coisas que foram afetadas pela eleição do Crustáceo, uma das que mais decaíram foi o humor. Uma das maiores fontes de inspiração dos humoristas sempre foi a política, assim como a crítica bem humorada sempre fez parte dos melhores momentos do humor. O problema é que agora, que os humoristas - que sempre foram de esquerda, uns mais pra lá outros menos - têm que se preocupar em não criticar muito duramente as pessoas que eles sempre defenderam, as piadas ficaram completamente insossas.

Não tem graça nenhuma fazer piada para elogiar alguém, sempre que se faz piada é para - no mínimo - criticar, não raramente para detratar mesmo.

Essa charge aí ao lado, que apareceu na Istoé (minha parte masoquista não me permite deixar de abrir essa aberração) é um exemplo bem claro. Ao mesmo tempo que faz uma crítica muito da tímida sobre uma suposta demora do governo, ainda carrega várias premissas que acabam por simplesmente puxar o saco do governo.

A partir do momento que se critica a lentidão, é porque se deseja uma velocidade maior, e só quer que se vá mais rápido quem concorda que o caminho está correto. Tão correto que o "humorista"* ainda assume que, mesmo se o "problema" da lentidão não for resolvido, o governo ainda deve ter outro mandato, para terminar o que está fazendo.

Enfim, esse governo não pode ser comparado a uma tartaruga, estaria mais para alguma tentativa mal sucedida de cruzar uma tartaruga com um caranguejo, que além de caminhar pra trás ainda caminha devagar (Eu sei que o caranguejo anda para o lado, assim como na charge o desenho é de um jabuti e não de uma tartaruga, mas vamos esquecer dos detalhes). Não acho que caminhar devagar quando se está caminhando para trás seja ruim é claro, também não acho que está caminhando devagar, mas quem sou eu para discordar do senso comum...

* - Nunca achei graça nas charges do Aroeira, até por isso pensei duas vezes antes de coloca-la como exemplo num post em que eu começava falando de coisas que perderam a graça, mas como foi ao vê-la que comecei a pensar no assunto decidi coloca-la assim mesmo, ainda continua um bom exemplo de "humor chapa branca"...

Sem comentários: