quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Hoje passando pelos canais, parei na GloboNews durante os comerciais, que como na maioria dos canais de TV a cabo são do proprio canal. O primeiro, que mais parecia propaganda do projeto do governo, dizia: "Assista a seguir, no Espaço Aberto, como o Projeto de Parceria Publico-Privada vai ajudar o Brasi". Logo a seguir é anunciada a entrevista com uma "celebridade": "O homem que é da paz mas que nunca fugiu a luta, principalmente social: Frei Betto". E por fim, a nova paixão nacional: "Veja no Sem Fronteiras o que Bush e Blair, envolvidos numa rede de mentiras para justificar a guerra, estão fazendo para tentar recuperar a credibilidade".

Todas com palavras muito bem escolhidas. Eu gostaria de ter sido avisado que a GloboNews virou canal oficial do governo...

Cheguei a esperar pra começar a assistir o tal "Espaço Aberto", programa que pelo que eu entendi, deveria ser algo como um debate - com um mediador/entrevistador, um "a favor" e um "contra". Mas como bom debate brasileiro, tinha dois do mesmo lado, e o "mediador" tentando empurra-los mais ainda para esse lado.

Só que logo no inicio do programa uma frase me doeu os ouvidos: "O projeto visa unir a eficiencia do Estado com a eficiencia da iniciativa privada". Depois dessa eu fui obrigado a mudar de canal. Prefiro assistir a alguma coisa da minha dimensão, onde Estado e eficiência são antíteses...

Sem comentários: