quarta-feira, janeiro 07, 2004

Os americanos começaram a identificar os turistas que chegam em seu território. Como todo processo burocrático, exige tempo, dinheiro e pessoal. Mas como alguns acreditam que isso pode diminuir o risco de um atentado terrorista eles resolveram arcar com prejuízo.

Outros defendem que o preço a se pagar, tanto em dinheiro quanto em diminuição de liberdades, é desproporcional ao benefício que essa medida pode trazer. Argumento que é sempre rechaçado com o velho "se isso salvar apenas uma vida, já valeu o preço".

O Brasil, sendo o país com dinheiro sobrando que é, pode, sem nem precisar fazer esse balanço entre custo e benefício, gastar a vontade com a identificação. Como tem um índice de criminalidade baixíssimo, pode deixar vários policiais federais nos aeroportos fazendo a identificação dos perigosíssimos velhinhos de cabelos brancos a procura de algumas mulatas. E como também tem uma justiça eficiente, pode deixar juízes, que certamente já deram cabo de todos seus processos pendentes, com tempo livre para ficarem preocupados com a "reciprocidade diplomática"...

Sem comentários: