quarta-feira, novembro 12, 2003

Uma das muitas manias dos jornais brasileiros é pegar uma publicação americana e anunciar: "americanos dizem tal".

O problema é que a publicação escolhida é via de regra uma publicação no mínimo declaradamente democrata, como o New York Times, quando não uma esquerdista. O que não representa de maneira alguma a opinião da maioria dos americanos, muito menos da totalidade deles e menos ainda do governo americano.

A escolhida pelo Estadão hoje chega a ser engraçada:

"A França estava certa", diz revista dos EUA sobre o Iraque

A França estava certa ao se opor à guerra no Iraque, admitiu hoje uma respeitada revista dos Estados Unidos, a National Journal. Antes da guerra, a França fazia três objeções básicas: a ameaça apresentada por Saddam Hussein não era iminente; o processo de construção da democracia seria um processo demorado, difícil e sangrento; e que o mundo muçulmano iria perceber a intervenção liderada pelos EUA como ilegítima por não contar com a bênção da ONU.

A experiência atual dos EUA no Iraque mostra que a França tinha razão, escreveu a revista, um semanário semanal orientado para pessoas com interesse profissional em políticas de governo. O artigo de capa da edição desta semana é intitulado A França estava certa.



Não posso dizer que conheço muito das revistas americanas, mas nunca ouvi falar dessa National Jornal. E com uma rápida visita ao site da tal revista percebe-se que ela está em plena campanha contra o presidente americano, e a favor dos candidatos democratas.

O "respeitavel" dispensa comentários. Respeitável pra quem?. Fico imaginando um jornal estrangeiro, cubano quem sabe, publicando: "A respeitada revista brasileira Caros Amigos admitiu hoje que o governo FHC era de direita".

Mas o melhor da matéria ficou por conta do "semanário semanal"...

Sem comentários: