sexta-feira, agosto 08, 2003

Suspensa desocupação de fazenda no Paraná

A pedido da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Secretaria da Segurança Pública do Paraná suspendeu temporariamente a desocupação da Fazenda Baronesa dos Candiais 2, em Luiziana, a 440 quilômetros de Curitiba, no centro-oeste do Estado, que seria realizada amanhã. Em ofício enviado ao secretário Luiz Fernando Delazari, a CPT declara que uma ação da Polícia Militar poderia trazer "conseqüências graves". "Os trabalhadores estão dispostos a resistir".

Essa situação abre precedente para uma outra: Imagine que assaltantes invadem um banco mas são encurralados dentro do banco pela polícia, mas a pedido da CQC (Comissão de qualquer causa), os políciais recebem a ordem de deixar o local para "evitar consequencias graves", pois os assaltantes estão armados e "dispostos a resistir". A situação é identica.

Ainda nessa notícia:
"Existe uma disposição concreta ( dos sem-terra) em negociar uma proposta do Incra para assentamento das famílias", diz a CPT. Em razão disso, Delazari decidiu convidar a CPT, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o Incra e a Comissão Especial de Mediação de Questões da Terra para uma reunião, segunda-feira, quando será discutida uma solução pacífica e definitiva para o problema.

Só eu estou sentindo falta de alguém nessa "discussão"?

Sem comentários: