quarta-feira, julho 09, 2003

Chile lança vinho para comemorar golpe de Pinochet.
Seu criador, o empresário Eduardo Arévalo disse que o objetivo da produção é garantir que os simpatizantes do golpe e da ditadura de Pinochet (1973-90) "tenham um vinho de qualidade para brindar o próximo 11 de setembro". Nesse dia, há 30 anos, o general Pinochet tomou o poder das mãos do presidente socialista Salvador Allende com o apoio das Forças Armadas.
No rótulo do vinho, estará uma foto do palácio presidencial de La Moneda, onde Allende morreu durante o golpe, junto com o texto "Pela razão ou pela força".


Muita gente pode estranhar eu ter colocado essa notícia aqui, logo alguém vai pensar "mas como alguém que se diz liberal pode apoiar o golpe que resultou numa ditadura?", não é nada disso, eu explico:

O que eu acho interessante nessa notícia é que, apesar de eu não ser um "simpatizante" do golpe, sei que existem pessoas que o são, e lá elas estão tendo o direto de expressar essa simpatia.

Isso não acontece apenas no Chile, aposto que no Brasil existem pessoas que "simpatizam" com o golpe militar, o problema é que por aqui, eu imagino o que aconteceria se alguém resolvesse fazer uma "demonstração" semelhante, teria a vinicula invadida, queimada e ainda acabaria preso. Tudo em nome da "democracia", claro...

(Eu sei que a foto não tem nada a ver com o assunto, mas encontrei-a enquanto procurava por alguma figura relacionada a vinho para ilustrar o post...)

Sem comentários: