terça-feira, junho 10, 2003

Minha aposta para país que vai crescer, economicamente e por consequencia politicamente nos proximos anos: República Tcheca.

Sou um pouco suspeito para falar bem da República Tcheca, pois é um país pelo qual tenho um carinho especial. Morei lá durante um ano, fazendo um "intercambio cultural", e ainda me refiro às pessoas da família na qual fiquei hospedado como "mãe", "pai" e "irmão".

Os motivos são vários, mas o principal deles é a aversão que os tchecos têm ao comunismo, e consequentemente à ideias que possam a ele ser relacionadas. Quem viveu no Inferno sabe o calor que faz por lá. Por sinal, foi lá que eu comecei a formar grande parte de minhas idéias. Era 1996 e eu tinha 16 anos, sendo assim, acabei pulando a "fase comunista", que parece ser praticamente obrigatória nos adolescentes. Não acredito que tenha perdido alguma coisa...

As notícias de lá são poucas*, mas quando chegam, são boas:
A Czech court for the first time yesterday sentenced a former Communist party chief to prison for helping the Russian-led invasion which crushed the 1968 Prague Spring reform movement. Karel Hoffman, 79, was given four years for abuse of power in preventing Czech radio and television from broadcasting news of the entry of Russian and other east European troops into Czechoslovakia on the night of Aug 20-21 1968.

Isso é interessante, mas não acho que seja muito significativo, até pelo tempo passado do "crime". A parte mais animadora da matéria é um comentário atribuído ao condenado:
"The verdict does not reflect reality. But I understand it because the political and media pressure is so strong that the conditions for an acquittal were probably not right."

Eu fico pensando se teremos que passar por tudo que eles passaram para que essa "pressão" comece a aparecer por aqui...

Quer dizer...a pressão já existe, mas com o sinal invertido.

* - Eu sei que com a internet isso virou desculpa de preguiçoso, mas eu nunca disse que não era preguiçoso...

Sem comentários: