domingo, março 23, 2003

Tem circulado pela internet um e-mail que, como vários outros, diz saber o "verdadeiro" motivo da guerra.

O motivo seria a troca da moeda utilizada na cotação e comercialização do petróleo, do Dolar para o Euro. Troca essa que já teria sido feita pelo Iraque (o e-mail cita até a data, mas eu não lembro) e desencadeado uma discussão na Opep, para para mudar do "padão Dolar" para o "padrão Euro". Troca essa que acarretaria uma desvalorização em torno de 40% do dolar, o que praticamente quebraria a economia americana. Por isso Bush atacaria o Iraque como exemplo do aconteceria com os outros países se tomassem a mesma decisão.

Não sei porque esse e-mail está tendo uma repercussão tão grande, ele é tão ridículo, se não mais, que todos os outros boatos espalhados pela internet.

O Iraque sofre um embargo econômico imposto pela ONU, não podendo assim comercializar seu petróleo, que só sai do país através de "programas humanitários" da propria ONU (Oil for Food) em troca de comida e medicamentos, ou através de contrabando e portanto não adota padrão nenhum, o que torna uma suposta "troca de padrão" uma grande mentira.

Acredito que toda pessoa com um mínimo de informação sabe do embargo, só não sei porque ele é convenientemente esquecido quando as pessoas recebem esse e-mail, ou simplesmente esquecem de relacionar as duas informações. O que eu definiria com pura e simples burrice, ou qualquer outra palavra que signifique o oposto de inteligência, que para mim sempre foi a capacidade de relacionar informações.

Já recebi varias "versões" desse e-mail, uma delas dizia ainda que essa informação não foi divulgada na grande mídia pois o governo americano impede que isso aconteça. Tenho uma explicação mais simples: a mídia simplesmente ignora essa informação como o faz com uma infinidade de boatos que são espalhados diariamente pela internet. Apesar de tudo, ainda existem agencias que publicam essa besteira, normalmente agencias conhecidas por seu "esquerdismo" explícito e anti-americanismo raivoso, como foi o caso da Istoé Dinheiro.

Sem comentários: