quinta-feira, março 20, 2003

A maioria dos jornais brasileiros apresenta como uma atitude completamente inesperada do mercado a baixa do preço do petróleo logo quando a guerra está prestes a começar.
Não sei se por preguiça de pensar ou falta de informação, mas para mim é a coisa mais logica do mundo.

Se os nossos grandes jornalistas (aquele pessoal que sai da univerisdade com um diploma que os autoriza a falar sobre qualquer assunto, sem a necessidade de conhecimento sobre o tal.) não se deram conta, o Iraque vive um embargo econômico que o proíbe de comercializar com outros países, incluido aí, o petróleo.

Após a libertação do Iraque, que se espera que seja rápida e tem tudo para ser, provavelmente o embargo (que não foi imposto apenas pelos EUA e sim pela ONU) acabará e o Iraque poderá voltar a comercializar o seu petróleo, aumentando significativamente a oferta de petróleo no mercado, e portanto diminuindo o preço.

A guerra será rápida, o maior desafio - se não o único - dos americanos será evitar que outro regime ditatorial se forme no Iraque, que tem maioria xiita, e uma ditadura xiita seria pior que a de Saddam Hussein, que é sunita. O problema fica ainda maior porque as vezes parece que o pessoal "daquelas bandas" não se preocupa muito com ditaduras, e as vezes parece até gostar delas...

Sem comentários: