domingo, março 30, 2003

Lucas Mendes reproduziu o e-mail de um amigo, reclamando do jornalismo tendencioso e, como não poderia deixar de ser, antiamericano, feito pela Rede Globo. Em especial o canal GloboNews, da TV a cabo.

Aproveito pra acrescentar algumas particularidades que me chamaram a atenção (que percebi porque não sei assistir a apenas um canal, estou sempre trocando):

Quando se trata de jornalismo "ao vivo", com noticias de acontecimentos recentes, quase "instantaneos", parece que os "jornalistas" do canal tem um monitor a sua frente, no qual assistem a CNN e repassam as informações. Até aí não seria problema quase nenhum, o problema é assistir a mesma notícia uma hora depois (para quem não conhece, o canal repete o jornal a cada hora, acrescentando apenas as informações conseguidas nesse intervalo, ou seja, quase nada). Quando a notícia é apresentada "instantaneamente", é praticamente uma tradução (nunca bem feita) da informação noticiada na CNN, mas uma hora mais tarde, depois que tiveram tempo de mastigar a notícia, ela vem completamente diferente, cheia de informações diferentes e insinuações ridículas.

Quando o assunto são coletivas ou informações vindas de "orgãos oficiais" fica claro uma coisa: Tudo o que é dito pelos aliados é citado com um tom de desconfiança, enquanto o que é dito por iraquianos é tratado como a mais absoluta verdade, principalmente quando se trata de números.

Isso vale também para a imprensa, apesar de basear seu jornal quase todo na CNN, sempre se cita a mesma como fonte no intuito de gerar desconfiança na credibilidade da informação, enquanto tudo o que é apresentado pelos canais arabes: Al Jazeera, canal estatal iraquiano e etc.; é tratado como verdade absoluta, muitas vezes sem nem a necessidade de se citar a fonte. Lembrando ainda que as informações vindas dos canais arabes são conseguidas assistindo a propria CNN.

Sem comentários: