sexta-feira, fevereiro 28, 2003

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) ainda não está utilizando o sistema de cotas, mas na inscrição do vestibular havia um campo "cor" a ser preenchido. Eu fiquei meio constrangido ao preencher (Prestei vestibular para mudar de cusro, depois de 3 anos de Eng. Elétrica, mudei para Sistemas de Informação.) esse campo, afinal, ser branco é praticamente um crime hoje em dia. Quase coloquei "pardo", já que minha mãe me disse que há algumas gerações houve um "afro-brasileiro" na família. Não sei se é verdade, já que, se for verdade, a melanina foi se desgastando, então acabei não colocando...

O campo foi utilizado para fins estatísticos que, se mostram alguma coisa, mostram que as cotas não só não são necessárias, como seriam altamente injustas. Eu sei que Santa Catarina não pode ser usada para representar o Brasil como um todo, mas...
Aos números:

• Inscritos no vestibular: 40.361
• Aprovados: 3.880

• Brancos inscritos: 37.148 (92,04%)
• Brancos aprovados: 3.584 (92,37%)

• Negros inscritos: 774 (1,92%)
• Negros aprovados: 44 (1,13%)

• Amarelos inscritos: 745 (1,85%)
• Amarelos aprovados: 79 (1,04%)

• Pardos inscritos: 1.613 (4%)
• Pardos aprovados: 162 (4,18%)

• Indígenas inscritos: 81 (0,20%)
• Indígenas aprovados: 11 (0,28%)

(os dados encontrei no blog de um amigo)

Sem comentários: