terça-feira, fevereiro 11, 2003

Nunca gostei de Saddam Hussein. É um ditador num regime totalitário. Mas parece que as pessoas lá não se incomodam muito com isso, vivem passando de um regime totalitário para outro. Então sempre achei melhor não se meter. Se um ditador for derrubado outro vai tomar seu lugar. Os Americanos já aprenderam isso, da maneira mais difícil.

Mas passei a achar que Saddam Hussein deveria ser retirado do poder quando fiquei sabendo que ele pagava "recompensa" às famílias de homens bomba palestinos. Prova mais do que clara de que ele "apóia" o terrorismo. Com isso ele passou a intervir na liberdade de pessoas que prezam por ela.

Não acho que essa guerra tenha nada a ver com armas químicas, biológicas ou nucleares. Terroristas não precisam mais do que um avião de carreira para fazer um grande estrago. Não entendo porque os americanos insistem em querer usar isso como desculpa.

Não sou exatamente a favor da guerra, a guerra é feia e nunca termina com mais ganhos que perdas, para nenhum dos lados.
Até acredito que o ditador iraquiano poderia ser retirado do poder sem ela, deve haver uma outra maneira, não sei qual, não parei ainda para pensar nisso.

Só tem uma coisa que me faz querer que a guerra aconteça: Os protestos contra ela.
Como já disse aqui: Não passam de demonstrações de antiamericanismo, antineoliberalismo e anti qualquer outra coisa, menos antiguerra.

(Eu disse que não falaria mais sobre guerra, mas é difícil, só se fala nisso. Ou falo da guerra ou do médico esquartejador, prefiro a primeira...)
(a charge encontrei no Capitalismo)

Sem comentários: