sexta-feira, fevereiro 07, 2003

Como se chama o dinheiro pago a uma pessoa por outra, que não é fruto de serviços prestados, ou em troca de algum produto, mas apenas pela pena da segunda em relação à situação da primeira?
Eu pelo menos conhecia como esmola.

Pois é isso que acontece no caso da mãe que perde o marido após o nascimento do filho, e recorre à previdência para sustentá-lo.
É uma situação triste? Sem dúvida.
Mas a função do Estado é dar esmola? Não.

Esse dinheiro não vem do Estado, ele não produz. Esse dinheiro vem de pessoas que trabalham. Pessoas que podem até ficar sensibilizadas com a situação da mãe do filho, e poderiam ajudar, com certeza, mas não deixa de ser esmola, uma esmola obrigatória e que tem grande parte - a maior parte, acredito - consumida no caminho.

Uma pessoa deve ter o que ela trabalhou para ter, se ela não trabalhou por isso, outra pessoa teve que faze-lo.
"Mas e os coitadinhos que não têm condições bla bla bla bla"
Esse argumento é um dos mais usados: A pena, sempre que se fala de Educação, Saúde, Previdência e etc., sempre há os que apelam para "sensibilidade" das pessoas, a pena mesmo.

Realmente existem pessoas que não tem condições de pagar/trabalhar pra conseguir algumas das coisas mais básicas para a sobrevivência. É triste? Sim. Um grande número de pessoas tem condições de ajudar praticamente sem se prejudicar? Sim. Essas pessoas estariam dispostas a ajudar? Provavelmente, até porque se defendem a manutenção da previdência pública já estão se dispondo...
Então por que a necessidade da coerção estatal?
A previdência pública é ineficiente, assim como qualquer coisa "pública".

"Mas as pessoas não ajudariam sem a coerção."
Então é porque as pessoas não querem ajudar, e se assim fosse, não adiantaria apelar para a pena na hora de defender a previdência pública...

Sem comentários: