quarta-feira, janeiro 15, 2003

Qual o crime cometido pelo rapaz que tentou pegar um avião carregando US$400.000 presos ao corpo?
Se quiserem duvidar da procedencia do dinheiro é uma coisa (é certo que não é normal alguem carregando essa quantia em dinheiro, mas sabendo que ele era filho de um dono de casa de câmbio deixa de ser tão estranho), agora, proibi-lo de carregar alguma coisa que lhe pertence (até que se prove o contrário) e lícita (bom..., ter dinheiro ainda não é crime, ou eu perdi alguma coisa?) do jeito que bem entender é simplesmente ridículo.

Eu sei que casas de câmbio são muito usadas para lavagem de dinheiro, que alias é uma atividade que só é necessária e possivel na presença de um Estado super-inflado, mas nada foi provado ainda, e o que é pior, não foi nem levantada a suspeita, pelo menos explicitamente

A noticia como escutei na TV:
"O rapaz carregava o dinheiro preso ao corpo, o que consitui crime, segundo a polícia".
Eu faria o mesmo, na carteira não cabe, colocar em uma maleta que só falta ter um cifrão desenhado para manter os assaltantes longe muito menos, até porque a parte que o Estado deveria estar fazendo - ou seja, a segurança - não está.

Algumas pessoas na mesma hora pensam: Evasão de divisas! Já que a noticia foi colocada logo após uma sobre remessas de dinheiro para a Suíça, mas, até onde eu sei, São Paulo ainda faz parte do Brasil, assim como Fortaleza. Apesar de eu achar que essa lei de evasão de divisas é também um abuso, se o dinheiro é meu eu levo pra onde eu quiser. Só um Estado que tem como único objetivo roubar o dinheiro de todos precisa se preocupar com isso, o que por sua vez acaba ainda diminuindo a entrada de dinheiro no país.

Ainda segundo o jornal, (isso durante a tarde, na GloboNews eu acho, porque no Jornal Nacional a noticia foi dada com o mínimo de informações possível, estavam mais preocupados em "revelar" o sobrenome dele) o rapaz disse que seu objetivo era levar o dinheiro para ser trocado em São Paulo porque lá a cotação era mais alta. Outro "crime": Ele venderia os dolares no mercado negro. (mais conhecido como paralelo, coisa mais do que institucionalizada...)
Nada mais louvável: Fugir do Leviatã.

Sem comentários: