quinta-feira, dezembro 19, 2002

Hoje encontrei em um sebo e livro sobre o qual eu ainda não havia ouvido falar, mas que parece ser interessante: Você pode confiar nos comunistas (eles são comunistas mesmo!) de Fred Schuwarz (na internet só achei alguma coisa sobre ele em inglês, ou em alemão).
Não o li ainda, apenas algumas paginas, dentro do ônibus, mas já comecei a gostar, logo no começo ele explica o significado de algumas "palavras chave" sempre presentes no vocabulário dos comunistas, como:

Paz - De acordo com o marxismo, a guerra de classes sempre existiu e sempre existira até que um lado esmague o outro, e só assim se chegará à paz, com a "vitória do proletariado", obviamente.

Verdade - Acreditar que os comunistas são capazes de mentir em prol do comunismo é errar, alias, é impossível um comunista mentor no interesse do comunismo porque, por definição, se for a mentira do interesse do comunismo, ela passa a categoria de verdade, que o autor chamou de "verdade marxista-leninista".

Depois vem "honra", "Amor" e assim por diante, mas não li essa parte ainda...
Só uma característica do livro não me agradou muito, a tendência do autor a "coletivizar" as atitudes dos comunistas, apesar dos próprios comunistas pregarem o contrário, são todos indivíduos, e como tal, decidem suas ações por conta própria, por mais que lutem contra isso.

O estado do livro está triste, tem buracos de traça que atravessam o livro todo, as "orelhas" foram arrancadas (mas ainda estão soltas dentro do livro), mas fazer o que, por R$3,00.
O que mais me chamou a atenção foi, na primeira pagina, um carimbo dizendo: "Oferta da Cruzada cristã Anti-Comunista. Caixa Postal 320 Rio de Janeiro. Leia e passe adiante". Será que isso ainda existe? (a edição é de 1965)

Sem comentários: