terça-feira, novembro 05, 2002

Ainda quero que alguém me explique a relação entre aumento do superávit fiscal e recessão.
Na coletiva de hoje, José Dirceu usou uma frase que me deixou intrigado, quando perguntado sobre um possível aumento do superávit fiscal, acima dos 3,75% "obrigatórios":
"Todo mundo sabe o que significa aumento do superávit, significa recessão, redução das exportações, aumento dos juros, redução do crédito..."
Pode ser que eu não tenha entendido o conceito de superávit que, pelo que eu entendi, é quando o governo simplesmente gasta menos do que arrecada.
Não consigo formular uma relação com a recessão. Até entendo como alguém poderia faze-lo:
Se eu estiver convicto que o "motor" da economia é o Estado, então se o Estado gasta menos, a economia entra em recessão.
Como eu acredito que ao contrário de motor, o Estado é o freio da economia, fica difícil fazer essa relação...

Sem comentários: