domingo, maio 30, 2004

Eu já havia pensado nisso antes, mas uma situação me fez pensar no assunto novamente: Como é maliciosa a expressão "Ações Afirmativas".

Um garoto veio ao banco entregar a sua inscrição para o vestibular. Conferindo a inscrição para ver se ele não havia esquecido de preencher nenhum campo percebi que ele não havia respondido uma das perguntas do "questionário socio-economico". Perguntei porque e ele disse que não tinha entendido a pergunta: Qual sua opinião sobre as políticas de Ação Afirmativa.

Expliquei fazendo um esforço tremendo para ser "imparcial", mas quando percebi que ele estava quase colocando a opção "acho positiva", provavelmente seguindo o raciocínio do "se é afirmativa deve ser positiva", fui obrigado a intervir: "Olha, já que tu não sabe nem do que se trata acho que tu deveria colocar a opção 'não tenho opinião formada'". Deu certo.

Enquanto explicava eu pensava "coitado, não sabe nem isso, vai só desperdiçar o dinheiro da inscrição". Qual a minha surpresa quando chego em casa e vou contar o acontecido para minha irmã - que faz medicina na UFSC, de longe o vestibular mais concorrido do estado - e ela me olha com cara de interrogação: "Mas o que é ação afirmativa?".

Provavelmente depois vão pegar o resultado desse questionário e apresentar de boca cheia: Os brasileiros são a favor das cotas. Mentira.

Sem comentários: