terça-feira, outubro 26, 2010

Já ouvi coisa parecida

White House Takes Credit for Bush Jobs

Cada vez mais a política americana se parece com a brasileira. Pior pra eles.

Chávez anuncia expropriação de fabricante americana de garrafas

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou nesta segunda-feira que expropriará a fábrica de recipientes de vidro americana Owens-Illinois Inc. Chávez criticou as práticas da empresa na Venezuela. "Ela está levando o dinheiro venezuelano e explorando a população" frisou o líder, sem dar mais detalhes de como a expropriação se dará.

Anotem: Vai começar a faltar garrafa na Venezuela. Pode ser que isso não seja facilmente percebido, já que como as nacionalizações atingem também os produtores que utilizariam as garrafas, não vai ter muita coisa para engarrafar mesmo.

terça-feira, outubro 19, 2010

Pra que perder tempo?

Quando eu falei que os caras-de-pau sumiriam por um tempo, acuados pela vergonha de um erro que nenhum método estatístico sério permitiria, eu achava que esse tempo seria um pouco maior, mas eu estava em contradiçao e não percebi.

Como já dizia Ayn Rand: "contradições não existem, se você chegou a uma contradição reveja as suas premissas, ao menos uma delas está errada". Era fácil perceber, mas acho que a pressa atropelou a razão. Assumi como premissa a capacidade de sentir vergonha, e foi aí que errei: caras-de-pau não sentem vergonha.

quinta-feira, outubro 07, 2010

Bom e ruim

Liberdade de imprensa não garante imprensa boa, diz ministro

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Franklin Martins, defendeu nesta quinta-feira a postura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para com a mídia e disse acreditar que "a liberdade de imprensa não garante que a imprensa seja boa", apenas livre.

Quem melhor do que o governo para definir o que é bom e o que é ruim? Depois de definido - sempre com a 'participação da sociedade', representada pelas ONGGs - o que é bom, nada mais natural do que proibir o ruim. Afinal quem poderia defender o ruim?

segunda-feira, outubro 04, 2010

Os vigaristas e os incompetentes

Os caras-de-pau vão sumir por algum tempo, para depois voltar como se nada tivesse acontecido anunciando suas pesquisas como sérias e absolutamente científicas. Os incompetentes vão tentar se justificar, em vão. Eu sinceramente acredito que alguns institutos são realmente sérios e erraram não porque são vigaristas, foram simplesmente incompetentes e não souberam apurar seu método. Que alguns são vigaristas a soldo não há mais como negar, nem preciso citar nomes, todos sabem quem são.

Tenho uma teoria para a discrepância entre as pesquisas que tentaram ser sérias e a realidade. Minha teoria se divide em duas partes, uma geral - que valeria para qualquer pesquisa - e uma específica para esta eleição:

1 - Pode existir um viés que diferencia as pessoas que estão dispostas a responder pesquisas e as que não estão. As pessoas mais propensas a participar de pesquisas seriam as mais convictas da sua escolha naquele assunto. A convicção não é sempre fruto da razão, a emoção também convence. Independente de como a pesquisa seja feita não há como obrigar alguém a respondê-la, na rua o pesquisador pode ser ignorado, o telefone pode ser desligado e assim por diante. Quem não quer responder não responde.

2 - A maioria das pessoas que vota em Dilma Rousseff está convicta da sua escolha. Já os que votam em José Serra o fazem muitas vezes (estou nesse grupo) por falta de opção. Arriscaria dizer que esse grupo pode ser o maior entre os eleitores de Serra. Esse grupo reconhece que entre as opções colocadas esta é a melhor, mas não sentem orgulho dessa escolha, não é o que realmente queriam, quem sabe sintam até um pouco de vergonha e por isso têm uma tendência menor a aceitar participar de pesquisas.

As pesquisas teriam como fugir disso? Acho que não.

Estatística exata

Já temos uma boa estimativa do número de idiotas em SP: 1.353.820