quinta-feira, julho 29, 2010

A má privatização

Lula diz que "Oi continuará a ser empresa brasileira da Silva"

Que Lula (ou Da Silva, como é conhecido em países que costumam chamar pelo sobrenome) e o PT costumam confundir os bens públicos com propriedade sua é conhecido. Agora já estão virando bens de familia.

terça-feira, julho 27, 2010

Agronegócio, o latifúndio produtivo

MST diz que Serra representa interesses do "latifúndio improdutivo e do agronegócio"

A produtividade nunca foi critério para o MST. Antigamente eram contra o latifúndio per se, agora perceberam que essa causa é impopular. Provavelmente devido aos benefícios gerados pelos grandes produtores rurais para a população, principalmente os mais pobres que podem comprar comida a um preço mais baixo, além de gerarem empregos e serem responsáveis pelo equilíbrio da balança econômica.

Passaram a combater os latifúndios improdutivos, tentando associar uma negação à palavra que não conseguiram demonizar. Não que o objeto do ódio tivesse mudado, todos os latifúndios são improdutivos para o MST - a produção de alimentos não interessa, apenas a ideológica - o adjetivo é redundante. Isso fica claro nessa escolha de palavras, numa tentativa de usar palavras carregadas emocionalmente (essa carga foi construída com a ajuda dos jornalistas engajados) escolhe o já demonizado 'agronegócio' como complemento para o 'latifúndio improdutivo'. Ora, o que é o agronegócio senão o latifúndio produtivo?

Teatro Macabro

Lula recebe emissário de Chávez para tratar de crise Venezuela-Colômbia

ou numa manchete justa e imparcial:

Foro de São Paulo se reune para decidir como tentar desmoralizar a Colômbia

quinta-feira, julho 22, 2010

Argumentum Sperniandi

É curiosa a semelhança da estratégia adoatda tanto pelo PT quanto por Hugo Chávez frente a acusações similares de ligações com as FARC: esperneiam mas não negam.

O PT processa, xinga e bate o pé; Chávez convoca embaixador, corta relações, acusa e faz biquinho. Nenhum deles nega as acusações em momento algum.

Negar o que é evidente e comprovado seria de um cinísmo monumental, mas dentro do que se espera dessa gente. Nem isso eles acharam que seria necessário, limitam-se a fazer pirraça.

terça-feira, julho 20, 2010

Meio cheio implica em meio vazio

A meia verdade implica em meia mentira. Clovis Rossi na Folha Online hoje tenta minimizar as conhecidíssimas e gravíssimas acusações de relacionamento entre o PT e as FARC no artigo 'PT, Farc, meia verdade e ambigüidade'. A meia mentira seria o deslocamento temporal: apesar de possuir laços no passado com as FARC, o PT já não mais os teria.

Não existem motivos para acreditar que as relações entre os petistas e as FARC algum dia limitaram-se Foro de São Paulo. Este era uma frente de ação, não há porque assumir que companheiros em uma empreitada não o possam ser em outras.

Mesmo assumindo hipoteticamente que esse era realmente o único foro em que os dois sentavam à mesa para fumar charutos e conversar sobre espécies de flores, até que ponto o anúncio da saída 'voluntária' das FARC do Foro pode ser considerado um corte no relacionamento entre as FARC e não só o PT como todos os outros partidos que compõem o Foro? Nada indica isso, muito antes pelo contrário.

A assinatura de Dilma Rousseff no pedido de transferência para Brasília, em um 'cargo de confiança' da mulher do 'embaixador das FARC no Brasil' Olivério Medina é a prova mais gritante da continuidade desse affair entre os terroristas do passado e do presente.

Os nomes de vários petistas contidos no computador de Raul Reyes, a presença do mesmo no Equador, a proteção concedida as FARC em território venezuelano chegam a ser provas desnecessárias perto de um documento assinado.

A meia mentira que não existe de um lado é uma mentira inteira do outro.

O partido dos ricos trabalha para que todos fiquem mais ricos, aumentando sua influência, enquanto o partido dos pobres...

Obama recentemente afirmou que o Partido Republicano seria o "partido dos ricos".

Glenn Reynolds, com lógica impecável, acerta na mosca:

OBAMA CASTS REPUBLICANS AS PARTY OF THE RICH. Yeah, stupid fatcat Republicans — and to maintain their majority, they’re just going to go on making more and more rich people until the country’s completely under their thumb. Meanwhile the Democrats are the party of the poor, man, and — uh, can we get rewrite on this?