segunda-feira, outubro 04, 2010

Os vigaristas e os incompetentes

Os caras-de-pau vão sumir por algum tempo, para depois voltar como se nada tivesse acontecido anunciando suas pesquisas como sérias e absolutamente científicas. Os incompetentes vão tentar se justificar, em vão. Eu sinceramente acredito que alguns institutos são realmente sérios e erraram não porque são vigaristas, foram simplesmente incompetentes e não souberam apurar seu método. Que alguns são vigaristas a soldo não há mais como negar, nem preciso citar nomes, todos sabem quem são.

Tenho uma teoria para a discrepância entre as pesquisas que tentaram ser sérias e a realidade. Minha teoria se divide em duas partes, uma geral - que valeria para qualquer pesquisa - e uma específica para esta eleição:

1 - Pode existir um viés que diferencia as pessoas que estão dispostas a responder pesquisas e as que não estão. As pessoas mais propensas a participar de pesquisas seriam as mais convictas da sua escolha naquele assunto. A convicção não é sempre fruto da razão, a emoção também convence. Independente de como a pesquisa seja feita não há como obrigar alguém a respondê-la, na rua o pesquisador pode ser ignorado, o telefone pode ser desligado e assim por diante. Quem não quer responder não responde.

2 - A maioria das pessoas que vota em Dilma Rousseff está convicta da sua escolha. Já os que votam em José Serra o fazem muitas vezes (estou nesse grupo) por falta de opção. Arriscaria dizer que esse grupo pode ser o maior entre os eleitores de Serra. Esse grupo reconhece que entre as opções colocadas esta é a melhor, mas não sentem orgulho dessa escolha, não é o que realmente queriam, quem sabe sintam até um pouco de vergonha e por isso têm uma tendência menor a aceitar participar de pesquisas.

As pesquisas teriam como fugir disso? Acho que não.

2 comentários:

Anónimo disse...

8 DE OUTUBRO DE 2010

DIA NACIONAL DO NASCITURO


http://www.cnpf.org.br/novo_site/banner/semana_nacional_vida/arquivos/cartaz.pdf


CAI FORA

ABORTEIRA REPULSIVA!

Anónimo disse...

Tem outras opçôes: ACM,FERNANDO COLLOR, PAULO MALUF... Vamos lá, vamos alugar esse país no vasco.