terça-feira, novembro 11, 2008

Não se arrecada imposto do que não se vende

Brasil deixa de arrecadar R$ 18,6 bi ao ano por causa da pirataria

Essa é uma das besteiras que se insiste em publicar periodicamente - quase que mensalmente - por aqui.

Além da evidente impossibilidade de se calcular com qualquer margem de certeza a quantidade de produtos comercializados ilegalmente - exatamente por serem comercializados dessa forma, existe uma outra variável mais importante: quem disse que os produtos que foram vendidos ilegalmente seriam vendidos de forma legal? É tão básico e elementar que é ridículo precisar falar isso: se o preço aumenta o consumo diminui. Se esses produtos passassem a somar os (muitos) impostos ao seu preço, o consumo cairia vertiginosamente.

Enfim, essa estimativa não vale um ovo.

Como se sairam as pesquisas

A diferença no resultado final da votação 'geral' ficou em 6.5%. Quais as pesquisas que chegaram mais perto e quais ficaram mais longe? Aqui uma lista com as mais importantes:

5 Diageo/Hotline
6 Rasmussen Reports
6 Pew Research
7 FOX News
7 Ipsos/McClatchy
7 CNN/Opinion Research
8 IBD/TIPP
8 NBC News/Wall St. Jrnl
9 Marist
9 CBS News
9 ABC News/Wash Post
11 Reuters/C-SPAN/Zogby
11 Gallup

Façam um esforço para lembrar quais eram as pesquisas usadas aqui no Mundo Bizarro e olhem as 4 que ficaram mais distantes do resultado. Elas são também as mais importantes nos EUA. Reafirmo aqui a possibilidade de uma influência dessas pesquisas no resultado das eleições. Como falei abaixo, enquanto de um lado havia uma celebridade, praticamente um pop star que leva as pessoas ao delírio irracional em grandes shows de rock, do outro lado havia um candidato que dividia seus votos entre os que votam sempre no partido, apesar de ele não ser - nem de longe - um dos maiores defensores dos princípios do partido e os que simplesmente eram obrigados a escolher o menos pior. Com uma diferença de 11% prefiro ficar em casa tomando cerveja e assistindo Nascar.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Votou duas vezes mas se é pro Obama então tá OK

Crise, surpresas, pesquisas e ACORN

Ohio e Flórida eram decisivos e foram ambos para Obama, levando a uma vitória folgada. Era de se esperar que esses dois estados fossem para o democrata que deve agradecer ao seu maior cabo eleitoral: a crise financeira. Apesar de não ser culpa dos republicanos (muito antes pelo contrário), qualquer crise é sempre debitada na conta de quem está no poder. Não fosse a crise os democratas teriam que suar muito para ganhar essa eleição. Não precisaram.

As surpresas ficaram por conta de Carolina do Norte, Virgínia, Indiana e – em menor escala – Colorado. A diferença nesses estados foi pequena (50-49, 52-47, 50-49, 53-46). Alguém poderia perguntar "mas como surpresa se as pesquisas já apontavam a vitória de Obama nesses estados?". Esses quatro estados tiveram vitória de Bush com grande margem em 2000 e principalmente em 2004 quando a popularidade de Bush – diziam os grandes jornais americanos – já não era lá essas coisas. Era muito improvável que os democratas invertessem a equação e ainda deixassem uma margem alta como previam as pesquisas. Aqui vale perguntar de novo: até que ponto as pesquisas são profecias auto-realizáveis? Até que ponto essa pequena diferença pode ser explicada pela falta de ânimo dos eleitores de McCain em sair de casa para votar com uma diferença que torna seu voto insignificante? Principalmente levando em conta que um considerável número de eleitores de McCain não gostava dele, estava simplesmente escolhendo o menos pior. Em uma eleição em que o voto não é obrigatório, como deve ser, isso pode fazer toda a diferença.

Com exceção de Virgínia e Colorado todos os estados dos quais falei até agora são alvo de denúncias relativas a fraudes no cadastramento de eleitores. Indiana e Carolina do Norte ficaram com diferença de apenas um ponto percentual. Não esperem ver toda a choradeira e gritaria sobre "stolen election" de 2000 porque essa choradeira teria que ser – como foi em 2000 – amplificada pela divulgação nos grandes jornais americanos, todos democratas que irão certamente se silenciar. Mas com certeza vai ter gente reclamando.

terça-feira, novembro 04, 2008

Racismo na eleição americana

Panteras Negras bloqueiam local de votação na Filadélfia


Dois homens caracterizados como Panteras Negras - polêmico grupo revolucionário americano, surgido na década de 1960 para lutar pelos direitos da população negra - bloquearam a entrada de um local de votação na Filadélfia e intimidaram pessoas que tentavam votar com um cacetete.

Atualização (06/11):

segunda-feira, novembro 03, 2008

Diga-me com quem andas

Cuba, China, Rússia e Venezuela preferem Obama. Por que será que todos os que odeiam os Estados Unidos querem que Obama seja o presidente?