quinta-feira, julho 31, 2008

Genro defende punição a quem torturou na ditadura

Tudo certo, desde que também sejam punidos os que assaltaram, sequestraram e assassinaram.

quinta-feira, julho 24, 2008

Lula parte para encontro de países de língua portuguesa

O que ele vai fazer lá se nem português ele não fala?

segunda-feira, julho 21, 2008

Milton Friedman Choir - The Corporation



via Blasfémias

Perdeu Amorim

Pela Godwin's Law, o primeiro a apelar para comparações descabidas (ou simplesmente name calling) com o nazismo é automaticamente declarado perdedor na discussão.

sexta-feira, julho 18, 2008

Ficção x Realidade

Sabem aqueles filmes nos quais fica difícil ter certeza de quem é o mocinho e quem é o bandido? O personagem que era pra ser o bandido faz as coisas erradas pelos motivos certos e o personagem que era pra ser o mocinho faz as coisas certas pelos motivos errados e faz de uma maneira tão esdrúxula (e muitas vezes estúpida) que acaba levando quem está assistindo a torcer pelo bandido.

O 'Caso Dantas' podia virar filme...

quinta-feira, julho 17, 2008

Sério?

Obama tem seu melhor desempenho entre liberais, diz pesquisa

O provável candidato democrata à Casa Branca Barack Obama mantém altos índices de apoio entre os eleitores liberais, mesmo diante das intensas críticas de sua nova postura centrista. Nova pesquisa do Gallup aponta que 82% dos eleitores que se identificam como liberais indicam intenção de voto para Obama, seu melhor resultado nos últimos quatro meses.

A sondagem também aponta um cenário positivo para o provável candidato republicano John McCain. Com grandes dificuldades de conquistar a ala mais conservadora do partido, ele tem o apoio de 90% dos eleitores republicanos que se consideram conservadores.


Ou poderiam substituir a manchete por: Candidato democrata tem melhor desempenho entre democratas, candidato republicano entre republicanos.

Mais uma vez o energúmeno jornalista traduziu - ou nem traduziu, já que a palavra é igual - o "liberal" em inglês como "liberal" em portugues ignorando completamente que as duas expressões tem significados muito diferentes, ou até opostos.

quarta-feira, julho 16, 2008

Agora que os colombianos admitiram o uso do símbolo da cruz vermelha na operação que resgatou os reféns das FARC vai começar a gritaria com a acusação: Crime de Guerra. Hugo Chavez, Evo Morales, Marco Aurelio Garcia e Celso Amorim são alguns dos que eu já imagino usando a expressão em declarações.

Fico com preguiça de discutir a propriedade da utilização dessa expressão, já que o combate as FARC não pode ser nem de longe ser considerado uma guerra formal, sendo mais facilmente caracterizado como combate ao crime organizado, onde as convenções de guerra não fazem sentido algum.

O interessante nessa história é a naturalidade com que os dois terroristas capturados embarcaram no helicóptero que pensavam ser de uma organização humanitária com o objetivo de transportar reféns, como se essa ‘prestação de serviços’ fosse coisa corriqueira.

Será que fui o único a ficar curioso com essa relação, digamos assim, comercial?