quarta-feira, agosto 31, 2005

Alguns dizem que não se pode acabar com os problemas do país de uma hora pra outra. Eu discordo. Uma única medida pode acabar com os maiores problemas do país: A diminuição dos impostos (não digo cortar pela metade, isso é muito pouco, calculo que algo do tipo 1/5 da carga atual seria razoável).

O primeiro problema resolvido, e mais obvio é a corrupção. A matemática é simples. Com um volume menor de impostos a quantidade de dinheiro que fica em poder do políticos é menor, e assim a quantidade que pode ser roubada - ou desviada, como manda o velho e bom eufemismo - tende a zero.

Em segundo lugar o desemprego. É incrível que algumas pessoas acreditem no conto da carochinha que o governo cria empregos. Mentira. Quem gera empregos é a iniciativa privada, que sufocada pelos impostos fica impedida de gerar todos os postos de trabalho que teria capacidade.

Diretamente ligado à redução do desemprego estaria a diminuição da criminalidade. É evidente que muitas vezes a falta de oportunidades, ou a dificuldade em saber aproveita-las leva algumas pessoas a escolher um caminho mais fácil. Com o aumento do número de oportunidades, o caminho mais fácil passa a ser outro.

A sonegação e o contrabando tem como causa única e exclusiva a irracional carga de impostos. Os dois tem um preço - propinas, risco - mas esse preço atualmente é muito menor que o dos impostos. Baixando-se o preço dos impostos, a equação passa a pender para o lado da prática legal, seguindo a mesma linha de raciocínio da criminalidade.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Roberto Pompeu, na Veja dessa semana (link só para assinantes) dá mais uma demonstração de ignorância e da confusão que a maioria dos brasileiros faz quando se mete a falar sobre a diferença entre a Esquerda e a Direita.

Ele primeiro pergunta porque nenhum brasileiro se assume como "de Direita", enquanto os esquerdistas não tem problema nenhum em fazer afirmação semelhante. No título - "A mesma e triste direita de sempre" - ele já dá uma dica da resposta, que fica mais clara mais pra frente quando afirma que "No Brasil, 'direita' é praga. Esquerda é uma qualificação não só aceita como desejada". Notem também que o direita ganhou aspas enquanto o esquerda não. Mas ele parece não perceber. A resposta é simples: A direita no Brasil não existe senão por uma caricatura desenhada pela própria esquerda para servir de saco de pancadas. Curiosamente, os piores defeitos desse espantalho são exatamente os vícios da própria esquerda, exagerados ao extremo como é característico das caricaturas.

Na primeira tentativa de dar uma definição para a Direita ele já tropeça e no caminho não deixa quase nada em pé, ao afirmar que "os direitistas são os defensores da ordem e do status quo, e se orgulham disso". Mal percebe ele que, ao fazer a afirmação logo em seguida que "a balança das tendências políticas brasileiras apresenta-se [...] grotescamente pensa para um lado só". Sua definição já fica no chão. Se a balança está pensa para um lado, ele é o detentor do status quo. Portanto, pela definição do nosso amigo, ser de direita é defender a esquerda!

Repito aqui a explicação que já apresentei várias vezes aqui (da qual eu ainda pretendo fazer uma exposição definitiva mas ainda não tive paciência): A Direita é o oposto da Esquerda. A esquerda defende o Estado gordo, a direita o Estado magro; a esquerda acredita no coletivo consciente, a direita no individuo pensante; a esquerda acredita na igualdade, a direita na liberdade, e assim por diante.

Enfim, discordo profundamente dele quando diz que ninguém no Brasil se assume de Direita. Eu não tenho problema nenhum em afirmar: Sou de Direita. Só não é a direita que ele quer que seja...

segunda-feira, agosto 15, 2005

A campanha do desarmamento está o tempo todo dizendo implicitamente que com o desarmamento vai haver uma diminuição da criminalidade, mas nunca explicitamente, já que eles sabem que é uma falácia que pode ser facilmente refutada por qualquer ser vivo mais complexo que um Artrópode, todo mundo sabe que os criminosos não vão entregar uma única arma. A prática mais canalha dessa campanha é a insistência em utilizar a palavra 'paz' para tentar dar a idéia de que a violência, que é causada pelos criminosos, vai diminuir. Mentira.

Estando esse argumento devidamente desacreditado, sobra o apelo aos acidentes domésticos envolvendo armas de fogo. O número de acidentes é absurdamente pequeno, quando isso é levantado os mais canalhas sempre dizem 'se isso salvar uma única vida, já valeu a pena'. Aqui está outra falácia, um pouco mais sofisticada. Essa afirmação só pode ser feita assumindo-se que não se perde nada, apenas se ganha. O que é uma grande mentira, e aqui não falo apenas de direitos individuas, falo também de vidas.

Sendo os criminosos os únicos a possuir armas a sua audácia vai aumentar, aumentando o número de assaltos a residências, condomínios, prédios e etc. Assaltos são situações tensas e não é difícil que os criminosos percam o controle da situação. Pronto, temos aqui uma situação em que o desarmamento causa mortes, e - sem querer dar uma de profeta, mas já dando - pode ter certeza que esse número vai ser bem maior do que o de acidentes com armas.

Me parece que muitas pessoas ainda não entenderam a frase "Se queres Paz, prepare-se para a Guerra". Não sei se vale o esforço tentar explicar, se não entenderam até agora...

Aproveitando a moda de apelar, descrevo uma situação hipotética, mas não impossível, já que apenas reuni partes de histórias reais em uma única estória.

A família está em casa, bate a campainha e o pai vai atender. Lá fora dois homens, um armado. O pai cuidadoso, pergunta quem é sem abrir a porta, os homens, sem pudor algum, ainda de fora da casa anunciam o assalto, acrescentando que eles vão entrar, mas se tiverem que ter o trabalho de arrombar a porta vão ficar de mau humor, e podem resolver dar uns tiros para relaxar. O pai hesita até que os bandidos começam a investir contra a porta, enquanto a mãe tenta ligar para a polícia sem sucesso, percebendo que a porta não vai resistir muito tempo e sem nada mais a fazer, ele resolve abrir a porta numa tentativa de demonstrar colaboração.

Os bandidos entram na casa e, depois de dar uns sopapos no pai pela demora, começam a recolher os objetos de maior valor enquanto o pai e a mãe observam imóveis no sofá, sem saber se avisam aos bandidos que a filha está dormindo no quarto, para que tomem cuidado para não assusta-la, afinal tem apenas 14 anos. Antes disso os ladrões chegam ao quarto da menina em busca de mais objetos de valor. Lá encontram a menina, que é muito bonita, e 'se interessam' por ela. Aqui não preciso entrar em detalhes, pulo para a parte que o pai, tomado de raiva tenta intervir e é acertado com três tiros, ficando no chão. Terminado o serviço, um dos ladrões, com aquele sorriso que só eles sabem dar, pergunta para a menina se ela tem namorado, e diz que se ela quiser pode anotar o telefone do namorado que ele ligaria, para dizer-lhe que ela realmente era virgem.


Não é preciso esforço algum para imaginar o desfecho que a estória teria se o pai tivesse uma arma. Que poderia facilmente ser alcançada antes da porta ceder...

quarta-feira, agosto 03, 2005

Lula diz que quem deve pagar, pagará

Isso é uma confissão?

Segurança impede faixas com críticas a Lula

A segurança é muito grande no local e, por ordem do cerimonial, apenas faixas favoráveis ao presidente puderam chegar à praça ao lado do ginásio

Alguém tinha alguma duvida?