quarta-feira, agosto 27, 2003

A maneira mais fácil de se comprovar o quanto o conteudo de um jornal está adernado a bombordo é lendo uma matéria - qualquer matéria - com alguma referencia à Cuba. Se o jornal se referir ao Ditador cubano como "presidente cubano" é sinal de que a amurada já deve estar quase embaixo d'agua.

edit:
Mais algumas considerações nauticas:
- O dono do barco não é, necessariamente, o capitão - ou seja, quem manda - do barco.
- Quanto mais pessoas estiverem fazendo contrapeso a barlavento menor a inclinação.

terça-feira, agosto 26, 2003

Algumas pessoas acham que Cuba tem bons atletas porque eles investem desproporcionalmente no esporte como forma de "mostrar para o mundo" que o comunismo é bom.

Eu não acho. Acho que a qualidade dos atletas cubanos vem do seu próprio esforço e dedicação. Com o objetivo de poder viajar para competições e ter a chance de, em qualquer momento de distração dos chefes da comitiva, fugir da "concentração" e pedir asilo...

U.S. crime rate is the lowest in 30 years
Violent and property crimes dipped in 2002 to their lowest levels since records started being compiled 30 years ago and have dropped more than 50 percent in the past decade, the Justice Department reported Sunday.
The annual survey by the Bureau of Justice Statistics identified about 23 million crime victims last year, down slightly from the year before and far below the 44 million recorded when studies began in 1973.
The rate of violent crimes -- rapes, robberies and assaults -- was about 23 victims for every 1,000 U.S. residents 12 or older last year. That compares with 25 victims per 1,000 in 2001 and 50 in 1993.
For property crimes such as burglary and car theft, the rate was 159 crimes per 1,000 last year, down from 167 the previous year and 319 in 1993.


Enquanto isso os brasileiros ficam fazendo piadinhas sobre a burrice dos americanos...

Cada vez vejo uma semelhança maior entre os comunistas e os muçulmanos.

Quando são moderados e guardam suas crenças para si, tentando no maximo "converter" pacificamente os outros à sua causa podem no máximo incomodar um pouco. Usem boina ou turbante, decorem o Alcorão ou O Capital, viagem para Cuba ou para Meca não prejudicam ninguém, poderia dizer que no máximo prejudicam a si mesmos, mas acho que nem isso, se estão felizes assim melhor para eles.

O problema são os radicais, que acham que todos devem acreditar no que eles acreditam, e como para eles os fins justificam os meios, a violência é alternativa não só válida como sempre escolhida para fazer isso acontecer. Isso sempre acaba na palavrinha mágica: Revolução. Seja ela comunista ou islâmica, o objetivo é a criação de um Estado baseado em suas crenças, tornando a discordancia dessas crenças um crime, cuja pena preferida é a de morte. A liberdade aqui já deixou de existir há muito tempo.

O caminho passa invariavelmente pelo terrorismo e o fim nos dois casos é sempre muito semelhante: Ditadura, tirania, pobreza e mortes.

Reforma de novo...:

A reforma tributária que o Brasil precisa com urgência é uma que reduza a carga tributária. Uma reforma que não muda nada não é o que o país precisa. E uma reforma que além de não diminuir impostos ainda deixa brechas para que eles sejam aumentados é exatamente o que o país não precisa.

Usar a urgência da primeira na tentativa de fazer passar a terceira é de uma falta de caráter sem tamanho.

sexta-feira, agosto 22, 2003

Uma frase que é repetida à exaustão hoje em dia é que "os cofres públicos perdem não-sei-quantos bilhões de reais por causa do contrabando". Mentira.

O contrabando é causado pelos impostos. Se não houvessem impostos não haveria motivo para se contrabandear. Como os impostos são absurdos, o contrabando se torna um negocio muito lucrativo, que pode pagar o custo da ilegalidade (subornos, propinas, perda regular de mercadoria) e ainda dar um retorno maior que o comércio legal, isso tudo com o preço para o consumidor menor do que o dos produtos "legais".

Essa afirmação de que os cofres públicos perdem dinheiro é feita assumindo que, se os produtos ilegais pagassem impostos, o Estado arrecadaria tantos bilhões. O problema é que se os produtos vendidos no mercado ilegal fossem vendidos legalmente, seu preço subiria até um ponto em que as pessoas não mais os comprariam. Até porque produtos contrabandeados são normalmente produtos "supérfluos", como cigarros, eletrônicos e etc. Exatamente porque são os produtos nos quais incide maior carga de impostos.

A solução é fácil: Baixar os impostos até um patamar em que a diferença de preço causada pelos impostos não seja suficiente para bancar a ilegalidade. Assim não só se acaba com o contrabando como se cria um mercado legal aumentando o número de empregos, não só no comércio como nas industrias.

terça-feira, agosto 19, 2003

Eu acredito que a realização de uma reforma tributária é realmente urgente. O problema é que não é qualquer reforma, toda mudança pode ser para pior ou para melhor, e nesse caso estou suspeitando que vai ser para pior. A reforma necessária é uma que diminua os impostos, deixando de sufocar o setor produtivo que pode assim criar mais empregos.

Só que, nas discussões dessa reforma já ouvi falar em transformar contribuição (imagino um bandido chegando em casa após um assalto e falando para os comparsas: "Olhem a contribuição de hoje") provisória em permanente, já ouvi muita discussão de quem fica com o que, mas nada sobre diminuir impostos onde quer que seja.

Lendo os principais pontos da reforma encontrei uns 2 que, fazendo algum esforço, pode se entender que vão diminuir algum imposto, os outros ou não mudam nada para o contribuinte ou ainda aumentam os impostos...

Acho que já falei isso em algum post anterior, mas repito: Apesar de urgente, a reforma pode esperar alguém com capacidade - e coragem - de faze-la do jeito que o país precisa. O doente precisa de um remédio específico para a sua doença, o remédio errado normalmente piora a situação. Mas com todo o avanço da medicina moderna parece que ainda estamos no tempo da pajelança...

sábado, agosto 16, 2003


Pra quem não sabe, os burros são usados para representar democratas.

sexta-feira, agosto 15, 2003

Genoino diz que estudantes adotaram prática fascista

O presidente nacional do PT, José Genoino, repudiou hoje a atitude de estudantes de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, da USP, que na última segunda-feira fizeram um protesto agressivo contra a prefeita Marta Suplicy. Um dos universitários jogou uma galinha preta viva em direção a ela. A ave não chegou a atingi-la.
Para Genoino, não combina estudante de Direito ter uma prática de direita. "Agressão e intolerância sempre foi uma prática de direita de tipo fascista. Não combina bem."


Primeira premissa: Estudante de Direito é, por definição, de esquerda. Quem já cursou direito ou tem algum contato com o curso (eu tenho uma irmã que cursa Direito) sabe que isso, infelizmente, não está muito longe da verdade. Já falei aqui de um amigo, que atualmente é o presidente do centro academico de Direito, na epoca das eleições para o CA, de como era o "panfleto" entregue pela chapa dele. Só faltava escorrer sangue. Isso nos dá uma grande dica de porque a justiça no Brasil é o que é.

Segunda: Direita e fascismo são sinonimos. Não vou discutir isso aqui de novo, já o fiz em outros posts. Aqui eu não aguento e falo: pffffff

Terceira: Os esquerdistas são sempre democraticos e pacíficos, a violencia é monopólio da direita. Contrariando a realidade, que nos mostra vidraças quebradas; fazendas e tratores queimados, caminhões saqueados, tudo feito de forma completamente pacífica, mas bom, a conexão com a realidade nunca foi o forte dos esquerdistas mesmo, qualquer dia eles aprovam uma lei proibindo a realidade...

José Genoino tem que, como nosso querido Presidente, começar a tomar cuidado com o que fala, falando assim ele vai acabar revelando a verdade que é com muito empenho escondida da maioria da população. Não que ela esteja bem escondida, qualquer um que se interessar em levantar o pano pode faze-lo facilmente, o problema é que, por ingenuidade ou pura burrice, as pessoas se acostumaram a acreditar no que lhes era dito que estava lá, e não têm a curiosidade de ver se é isso mesmo que lá está...

quarta-feira, agosto 13, 2003

Continuo sem aulas, e pelo visto, por bastante tempo ainda.

Hoje aconteceu uma assembléia de professores na qual decidiram, por 98 a 15 votos, continuar a greve. De acordo com a pagina da UFSC, ela tem no total cerca de 1.600 professores. Eu sei que deveria ser interesse dos professores comparecer às assembléias para colocar suas opiniões mas acho que são dois os principais motivos dessa ausência em massa: Primeiro a indiferença própria de todo funcionário público e segundo, quem sabe como funciona uma dessas assembléias, sabe que do jeito que são conduzidas, não há muito espaço para discordâncias. Se os professores comparecessem em massa para votar contra a greve, o máximo que aconteceria seria uma baita confusão com gritaria e quem sabe até algumas vidraças quebradas, encerrando a assembléia sem votação.

O objetivo não é e nunca foi discutir coisa alguma, e simplesmente gritar, aparecer, e incomodar. Essa atitude de não querer discutir nada, ficou clara em uma frase dessa matéria, que tenta explicar a motivação da greve:

"Os trabalhadores aprovaram a continuidade da greve até a retirada de discussão da proposta da reforma da Previdência."

Ou seja, eles decidiram que o assunto não pode ser discutido. Não há espaço para opiniões divergentes, é o que eles (os sindicalistas, e não os professores como um todo, o que, ultimamente é uma coisa bem diferente) ou então eles param, não cumprindo com seus deveres e atrapalhando a vida de estudantes; fecham ruas fazendo passeatas atrapalhando todos, muitos dos quais nem sabem o que está acontecendo (particularmente acho que fechar ruas para qualquer tipo de manifestação deveria ser considerado um crime), ou seja, fazem de tudo para atrapalhar a todos.

Uma outra maneira que os funcionários da UFSC encontraram de atrapalha outras pessoas foi fechar o NPD (na mesma matéria):

"O representante do Sintufsc anunciou também que os servidores devem, a partir da próxima semana, radicalizar as ações de greve. Citou como exemplo atividades como as da última greve - como o fechamento do Núcleo de Processamento de Dados (NPD)."

Pra quem não sabe, o NPD controla a rede da universidade, mas o problema é que essa rede não é utilizada apenas pela universidade, é usada por outros, por exemplo as empresas da incubadora, empresas essas que estão em fase inicial, portanto vulneráveis, e que são na maioria empresas de informática, que dependem em grande parte da utilização da Internet e ficam com as atividades praticamente paradas por capricho dos grevistas. Eu trabalhava em uma empresa na incubadora quando eles pararam o NPD a primeira vez...

Eu acho a greve completamente estúpida. Sem entrar no mérito da questão, acho ela estúpida pois não está tendo efeito algum (a universidade já está em greve a um mês), a maioria das pessoas que não tem ligação nenhuma com a universidade nem sabe que seus funcionarios estão em greve, e não vejo perspectiva alguma de ter algum efeito. Essa é, definitivamente, uma abordagem equivocada para a questão.

Discordo dos grevistas (de novo não acho correto dizer "funcionarios", ou "professores") também no "mérito da questão", mas isso deixo pra depois, esse post já ficou muito grande...

Não sei o que está acontecendo, deve ser uma conspiração dos comunistas, mas o blog de vez em quando sai do ar por horas ou até dias, quando ele resolve voltar quem sai são os comentários. Eu coloquei um sistema "reserva" (que está sempre "transparente" ao lado dos comentários, ou no lugar dos mesmos, quando estão fora como agora), o problema é que quando o sistema de comentarios "oficial" sai do ar o reserva resolve não funcionar também, continua lá mas não abre. Pelo menos pra mim, porque algumas pessoas conseguem deixar comentários lá, comentários esses que não consigo ler até que o sistema "oficial" volte...

Mas bom...já que é de graça...

Edit: Foi só reclamar que voltou tudo ao normal, como diria o BOWT: "We get results". Por enquanto pelo menos...

sexta-feira, agosto 08, 2003

Acho que aqui vou irritar alguns, até porque não estou com paciência de revisar esse post, mas paciência:

Eu acredito que a melhor maneira de acabar com o trafico de drogas é a legalização das mesmas. Assim como a melhor maneira de acabar com o contrabando é derrubando barreiras, e também como o melhor jeito de acabar com a sonegação é diminuindo os impostos (acabar com eles seria mais simples e eficiente, mas isso é impossível, ainda acredito que o Estado tem alguma função, pequena, mas tem).

Acabar com o consumo de drogas é impossível, isso é uma regra: Se existe, alguém vai usar. E se alguém estiver disposto a comprar, sempre vai aparecer alguém para vender -- Isso é uma regra de mercado. A ilegalidade só faz criar um "mercado paralelo", com o seu respectivo "Estado paralelo". (A Função do Estado é garantir o direito de propriedade, direito esse que é pré-requisito fundamental para o funcionamento do mercado, ficando portanto a existência do Mercado subordinada a existência do Estado)

Não vou aqui usar o mais do que gasto exemplo da Lei Seca nos EUA, mas seria pertinente.

As drogas são ruins? Sim, mas isso é problema de quem as usa, se querem entupir os narizes, veias e neurônios de veneno azar o deles. Mas que fique claro que, quando chegarem ao "fundo do poço", eles não podem se declarar "vítimas da sociedade", nem "vítimas das drogas", que não passam de substancias como qualquer outras, são vítimas deles mesmos.

A questão aqui é de liberdade, a liberdade de dispor de sua propriedade como bem entender, propriedade essa, que é a mais elementar: A propriedade sobre o próprio corpo. Acabo aqui defendendo também o direito ao suicídio, mas isso deixo pra outra hora...

Quem tem o dever de "proibir" as drogas são as pessoas, mais especificamente as famílias. Não com leis, e sim com educação. Não se pode fugir dessa obrigação esperando que o Estado a cumpra, tendo assim que desfocar de sua principal, e utopicamente única, função: a da garantia do direito de propriedade.

Suspensa desocupação de fazenda no Paraná

A pedido da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Secretaria da Segurança Pública do Paraná suspendeu temporariamente a desocupação da Fazenda Baronesa dos Candiais 2, em Luiziana, a 440 quilômetros de Curitiba, no centro-oeste do Estado, que seria realizada amanhã. Em ofício enviado ao secretário Luiz Fernando Delazari, a CPT declara que uma ação da Polícia Militar poderia trazer "conseqüências graves". "Os trabalhadores estão dispostos a resistir".

Essa situação abre precedente para uma outra: Imagine que assaltantes invadem um banco mas são encurralados dentro do banco pela polícia, mas a pedido da CQC (Comissão de qualquer causa), os políciais recebem a ordem de deixar o local para "evitar consequencias graves", pois os assaltantes estão armados e "dispostos a resistir". A situação é identica.

Ainda nessa notícia:
"Existe uma disposição concreta ( dos sem-terra) em negociar uma proposta do Incra para assentamento das famílias", diz a CPT. Em razão disso, Delazari decidiu convidar a CPT, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o Incra e a Comissão Especial de Mediação de Questões da Terra para uma reunião, segunda-feira, quando será discutida uma solução pacífica e definitiva para o problema.

Só eu estou sentindo falta de alguém nessa "discussão"?

quarta-feira, agosto 06, 2003

segunda-feira, agosto 04, 2003

Acho que toda essa insistencia nas 16 palavras da declaração do presitdente americano faz parte de uma conspiração para esconder uma notícia muito mais chocante:

Pescador confessa fraude na captura de truta gigante
Um pescador que conquistou o recorde britânico há oito anos, por pegar uma truta de quase 20 quilos, confessou que não pescou o peixe: ele já estava morto.