segunda-feira, junho 30, 2003

Eu gosto mais do sistema de comentários antigo, que resolveu voltar, o problema é que ele é um pouco "amador". Se alguém teve a curiosidade de ir no link "Closed for Maintenance" enquanto ele estava fora, viu que ele saiu do ar por falta de espaço no disco do servidor.

Pensei em tirar-lo e deixar o do Blogger.com.br que, acredito eu, é um pouco mais confiavel, mas como eu realmente gosto mais do outro (não sei exatamente porque, deve ter alguma coisa a ver com o "conservadorismo" que falei antes) resolvi deixar ele lá, mas como o problema de espaço em disco parece que ainda não foi completamente resolvido, resolvi deixar os dois.

"Escondi" o segundo: deixei o link em branco, a mesma cor do fundo da tela, portanto ele ficará invisível, para se acontecer mais algum problema não ter que mudar muita coisa. Quando o mouse for "arrastado" por cima dele (selecionando-o como um texto) ele "aparece". Está no mesmo lugar de antes, mas peço que utilizem-no apenas quando o "principal" sair do ar. Até porque, como ele está invisivel ninguém vai saber que algum comentário foi acrescentado...

edit: Resolvi trocar para um cinza bem claro o contador "reserva", assim ele não ficará completamente invisivel, mas continuo pedindo para que usem o outro...

Apreendidas na Colômbia 2,5 toneladas de cocaína que pertenceriam às Farc
O Exército colombiano capturou no domingo de 2,5 toneladas de cocaína que pertenceriam às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), no departamento de Nariño (na fronteira com o Equador), informaram os militares.

A droga foi encontrada por uma brigada antinarcóticos numa zona rural próxima ao porto de Tumaco (Costa Pacífica), disse à imprensa um porta-voz militar, acrescentando que a droga seria das Farc.

Segundo a fonte, esta apreensão eleva a oito toneladas a quantidade de cocaína confiscada na região apenas neste mês.


Se o objetivo da "reportagem" é simplesmente duvidar da informação porque eles não vão atras de fatos que a contrariem ao invés de ficar fazendo insinuações sobre a confiabilidade da fonte?

domingo, junho 29, 2003

Eu estava com preguiça de procurar por um novo sistema de comentários quando esse começou a dar problemas, então esperei um pouco pra ver se ele voltava, mas como já foram dois dias e ele não voltou estou a procura de outro.

Na verdade já encontrei, mas estou tendo problemas com o novo sistema do Blogger, sempre que faço alguma alteração no template ele fica indefinidadente "republicando" o blog (tem até uma mensagem avisando que se o blog for "grande" pode demorar um pouco) até dar erro, e não muda nada.

Edit: Coloquei um novo sistema (mas deixei o antigo ali, na esperança que volte...) mas pelo jeito ele já não está funcionando, nem chegou a funcionar, ainda nem sei qual a aparencia dele. Vou esperar mais um pouco...

Edit2: No terceiro sistema tentado acho que consegui...

quinta-feira, junho 26, 2003

Depois de um dia sem conseguir postar porque o Blogger estava fora do ar fazendo um "mudança de sistema", e outro quase inteiro brigando para que os posts novos aparecessem (além do sistema de comentários estar fora do ar também, ou seja, eu não podia nem dizer que não conseguia postar), agora percebi que a "mudança de sistema" do Blogger tambem tirou todos os acentos do meu blog, trocando-os por pontos de interrogação.

Cada vez me considero mais conservador: As mudanças, principalmente as radicais, sempre pioram as coisas...

Update: Acho que agora o prolbema foi resolvido, apesar de eu ter tido que recolocar todos os acentos...

Que pena, não vi esse episodio dos Simpsons (quem me conhece sabe como eu gosto de Simpsons):

Os Simpsons hoje estava sensacional. Eles estavam encenando várias estórias. Numa delas a Lisa era a Joana D’Arc e, após ser convocada por Deus para liderar o franceses na batalha, ela anuncia o fato em casa:

Lisa: Fui escolhida por Deus para liderar os franceses para a vitória
Homer: Vitória??? Nós nem temos uma palavra para isso!!!


(Achei na pagina do Claudio)

Odeio ser enganado pelas manchetes nos jornais:

Ministério desiste de tentar proibir a venda de armas.

Está certo, enganado não é bem a palavra, mas uma manchete dessas faz pensar uma coisa que não é exatamente verdade. Até o título da reportagem muda quando se entra nela:

Governo vai tentar limitar porte de armas.
Até agora sem opinião formada sobre o controle da produção de armas no país, o Ministério da Justiça decidiu ontem elaborar uma proposta que deverá proibir o porte de arma para pessoas comuns, aumentar a fiscalização sobre o comércio e reestruturar o sistema nacional de registro de armas. A idéia é não proibir a venda mas permitir a posse de armas apenas em residências.


Odeio começar a ficar feliz e esboçar um sorriso no rosto para depois ficar com cara de bobo...

quarta-feira, junho 25, 2003

Todos conseguem ver as figuras agora? Não são muitas mas...

(Nada como ser um pouco contraditório, as figuras agora estão hospedadas no servidor da universidade, pública claro...)

terça-feira, junho 24, 2003

Uma das coisas divertidas de se assistir no Jornal Nacional é ver como eles colocam numeros e pesquisas que se analisados, ou se provam completamente impossíveis ou demonstram exatamente o contrário do ponto defendido na reportagem. (Sim, hoje no Brasil as reportagens defendem pontos, essa coisa de jornalismo imparcial é coisa de burguês capitalista)

Hoje numa "reportagem" sobre armas, tivemos um exemplo da primeira situação:
A reportagem dizia que 10% das vítimas fatais de armas de fogo são vítimas de assalto. Na continuação fizeram uma entrevista com um tal sociólogo, que eu não lembro e nem faço questão de lembrar o nome, que dizia ter feito uma pesquisa que "revelava" que 9 entre 10 vítimas de armas de fogo são provocadas por impulso (sic), ou seja o indivíduo tinha uma arma e, num ataque de raiva acabou matando.

Com essa pesquisa ele tentava provar que as armas legalizadas são tão perigosas, ou até mais, do que as armas contrabandeadas, e com isso queria a proibição do comercio de armas.

O brasileiro não gosta muito de números, pergunte à maioria dos alunos do ensino médio qual a matéria que mais odeiam. Isso deve causar uma certa preguiça de analisar os numeros.

Os números das duas pesquisas foram colocados num formato diferente, mas podem ser representados da mesma forma: 1 em 10 e 9 em 10, ou 10% e 90%.
Só eu vejo um problema com esses números? 1 + 9 = 10, 10% + 90% = 100%.

Quer dizer então, que todas as mortes causadas por armas de fogo só têm duas causas?
Nada de assassinatos, traficantes matando rivais, policiais matando traficantes (se bem que esse deve ser tão pequeno que para fins estatísticos pode ser desconsiderado), pessoas se matando e varias outras possíveis causas que não lembro agora?

segunda-feira, junho 23, 2003

As figuras que coloco nesse blog ficam hospedadas na kit.net, mas eu percebi que pessoas que tentam acessar paginas e figuras lá hospedadas de fora do Brasil não conseguem faze-lo.

Não faço a mínima idéia do porque, mas como percebi que alguns blogs portugueses estão linkando para cá, e alguns lusitanos têm visitado esse blog. Eu queria saber se esses portugueses -- ou eventualmente até de outros países -- estão conseguindo ver as figuras (se não estiverem deve aparecer apenas um X vermelho), portanto se você não consegue ver as figuras, por favor deixe um aviso nos comentários.

Provavelmente vou procurar outro lugar para hospedar as figuras de qualquer maneira, mas gostaria de saber se isto está acontecendo.

domingo, junho 22, 2003

Uma sensação nova pra mim: Estou me sentindo plagiado...

sábado, junho 21, 2003

Uma dupla de radialistas que, em janeiro passou um "trote telefônico" para o presidente venezuelano Hugo Cháves, fingindo ser o ditador cubano Fidel Castro, agora fez o inverso: passou o trote para o ditador cubano, fingindo ser o presidente venezuelano.

Depois de contar uma estorinha sobre uma mala com documentos esquecida na visita à Argentina veio o ponto alto:
"Are you fine with the s*** you've done on the island, assassin? You fell for it just like Hugo Chávez."

Na pagina da NBC6 dá para ver um "clipe" do noticiário ("clicando" na foto de Fidel Castro à esquerda) do canal no qual eles reproduzem uma parte do trote, a parte em que o ditador cubano está sendo "bipado" pelos palavrões....

sexta-feira, junho 20, 2003

Aderi à campanha do Polzonoff, mas estou começando a achar que minha escolha inicial não foi muito feliz: Moby Dick. O livro é bem arrastado, tudo explicado nos mínimos detalhes. Coisa como passar uma pagina e meia descrevendo o quadro na entrada da estalagem. Ou seja, escolha um pouco infeliz para alguém que, como eu, nunca foi muito adepto da leitura. Mas vou levando, "devagar e sempre"...

Ontém li um trecho que gostei muito e, não sei porque, me fez lembrar do Júlio Lemos:

Pois, seja qual for a superioridade de um homem, jamais poderá ela assumir o domínio prático e útil dos outros homens sem a ajuda de certa espécie de truques e entrincheiramentos exteriores, em si mesmos sempre desprezíveis e ignóbeis. É isso que afasta para sempre os verdadeiros e divinos príncipes imperiais dos palanques de comício do mundo; e deixa as mais altas altas honras que essa publicidade pode conferir àqueles homens que se tornam famosos mais por causa de sua infinita inferioridade perto do seleto e oculto pugilo do Celestial Inerte, do que por causa de sua indubitável superioridade com relação ao nível médio das massas.

quarta-feira, junho 18, 2003

Muito bom o artigo de Eugene Volokh criticando um estudo da Universidade da Pennsylvania, que tenta provar que a posse de armas de fogo em casa aumenta a probabilidade de ser morto com uma arma. Um trecho:

What the University of Pennsylvania study found was a statistical correlation: Gun ownership is correlated with gun deaths. But that two things are correlated doesn't prove that one causes the other. The sex-crime rate is correlated over time with the use of air conditioning, but not because air conditioning causes sex crime; rather, both rise during the summer months. Likewise, whether someone in your home has been to the hospital recently is correlated with death in your home, but not because hospital care tends to kill people (though sometimes it does). Rather, both hospital stays and deaths often have a common cause: serious illness.

It turns out that a hugely disproportionate fraction of homicide victims are themselves criminals — criminals do dangerous things, and deal with dangerous people. In a recent San Francisco study, two-thirds of all gun-homicide victims (and one-third of all gun suicides) were found to have had arrest records, and other studies of gun-homicide victims yield similar results. And criminals, especially drug dealers and gang members, are particularly likely to own guns; most gun owners aren't criminals, but many criminals are gun owners.

O tipo de discussão que provavelmente nunca ouviremos por aqui:

A Inglaterra deve adotar o Euro ou é a Alemanha que deve abandona-lo?

Czech Republic only EU candidate country not to ratify ICC treaty.
"Politically, one of the obstacles is that the Czechs do not want to ratify until after the referendum on EU accession. The Czechs don't want to be seen giving away more sovereignty."

Um consolo pela falta de motivos pra me orgulhar da minha terra natal...

Mais um exemplo de como qualquer ação governamental gera um resultado "inesperado", e normalmente piora a situação:

NYC Smoking Ban Backfiring?
Eleven weeks after the city snuffed out smoking in bars and restaurants, few people are lighting up inside. Instead, many smokers have taken the party to the street, annoying neighbors with noise, litter and clouds of smoke.

Mais Colômbia:

Colômbia usará Exército de camponeses contra os rebeldes.
Mais de 10 mil camponeses se alistaram no Exército da Colômbia numa iniciativa do governo para intensificar sua campanha armada contra grupos rebeldes.

Não sei porque, ao ler isso, me veio a cabeça uma cena do filme Braveheart, na qual os ingleses mandam irlandeses para uma batalha contra os escoceses, mas que na "hora H" eles se cumprimentam e se voltam contra os ingleses.

Não que eu acredite que os camponeses apoiem os terroristas, muito antes pelo contrário, os camponeses são os que mais sofrem com eles. Mas acho muito fácil que militantes das FARC se alistem e façam algum estrago, nem que seja "apenas" o desvio de armas, munição e explosivos para os guerrilheiros. Como acontece no Brasil:

Desviada munição do Exército.
Cerca de 700 militares do 3 Batalhão de Infantaria (3 BI) do Exército, em São Gonçalo, estão detidos no quartel desde a tarde de domingo, quando foi descoberto o desvio de munição do paiol da unidade. Desapareceram cerca de 1.200 cartuchos de fuzil calibre 7,62 e cem cartuchos de pistola 9mm.

Claro que o exército colombiano deve estar tomando cuidado com isso, mas é uma situação não muito confortável...

Farc pede reunião com presidentes latino-americanos.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o maior grupo rebelde do país, propôs um encontro com líderes de 19 países latino-americanos para explicar por quê continuam com uma longa luta armada. Em uma carta aberta aos presidentes que formam o chamado Grupo do Rio, as Farc disseram que os líderes podem ter sido confundidos pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe.

Não sei porque, mas acho que o nosso querido presidente nem precisa comparecer a essa reunião...

sábado, junho 14, 2003

Ator de "Cidade de Deus" diz que fome explica furto.
Integrante do elenco principal do filme Cidade de Deus, Rubens Sabino da Silva, 19 anos, foi preso hoje, em flagrante, após furtar a bolsa de uma passageira em um ônibus da linha Piabas-Centro (382). Ao chegar ao Instituto Médico- Legal, no Centro, onde fez exame de corpo de delito, disse ter praticado o crime porque estava com fome.

Se estava com fome então pode roubar?
Então quem sabe, eu que estou sem namorada posso...hm...deixa pra lá, mas lógica é a mesma...

República Tcheca diz 'sim' à entrada na União Européia.

...e lá se vai minha "aposta"...

sexta-feira, junho 13, 2003

Gosto de ver como assuntos que estão sendo discutidos pelo resto do mundo, principalmente nos Estados Unidos já chegam ao Brasil resolvidos:

Nas palavras de Jorge Pontual (mais uma vez na ComuNews):

“O governo de Bush [governo de Bush, guerra de Bush, como gostam disso...] usou na questão das Armas de destruição em massa a mesma táctica utilizada no maciço[sic] corte de impostos, dizendo que o corte beneficiaria toda a população, quando na verdade só beneficiou os mais ricos. A táctica da desinformação.”

A discussão em si já é idiota: Qualquer corte de impostos, mesmo que seja apenas para os mais ricos, acaba por beneficiar toda a população, mas mesmo assim essa discussão ainda está ocorrendo por lá.

Por aqui não temos nem a vantagem da discussão, a questão já chegou decidida: O corte foi ruim porque só deixou os ricos com mais dinheiro para acender seus charutos. E não se fala mais nisso.

quinta-feira, junho 12, 2003

"...que viveu e morreu lutando por um ideal, o da justiça social."

Assim terminou um documentário sobre a vida de Che Guevara, que passou na GloboNews.
Graças a Deus assisti apenas os ultimos momentos do "documentário".

Como estava terminando resolvi deixar no canal, para ver qual seria o proximo programa (inconcientemente, porque se parasse pra pensar saberia qual era). Qual minha surpresa, ao ver uma propaganda, de um debate (sic) com o seguinte tema: Como punir os governantes que adulteram informações para benefício proprio.

O tema em si não tem nada demais, seria até uma questão interessante de ser debatida. O problema, é que enquanto o tema era apresentado, como som de fundo, as imagens mostradas eram de vários presidentes americanos...

Fiquei pensando: Exaltação de heróis(sic) comunistas + antiamericanismo explícito = ...
Será que já temos um canal estatal e eu não sabia?

terça-feira, junho 10, 2003

Minha aposta para país que vai crescer, economicamente e por consequencia politicamente nos proximos anos: República Tcheca.

Sou um pouco suspeito para falar bem da República Tcheca, pois é um país pelo qual tenho um carinho especial. Morei lá durante um ano, fazendo um "intercambio cultural", e ainda me refiro às pessoas da família na qual fiquei hospedado como "mãe", "pai" e "irmão".

Os motivos são vários, mas o principal deles é a aversão que os tchecos têm ao comunismo, e consequentemente à ideias que possam a ele ser relacionadas. Quem viveu no Inferno sabe o calor que faz por lá. Por sinal, foi lá que eu comecei a formar grande parte de minhas idéias. Era 1996 e eu tinha 16 anos, sendo assim, acabei pulando a "fase comunista", que parece ser praticamente obrigatória nos adolescentes. Não acredito que tenha perdido alguma coisa...

As notícias de lá são poucas*, mas quando chegam, são boas:
A Czech court for the first time yesterday sentenced a former Communist party chief to prison for helping the Russian-led invasion which crushed the 1968 Prague Spring reform movement. Karel Hoffman, 79, was given four years for abuse of power in preventing Czech radio and television from broadcasting news of the entry of Russian and other east European troops into Czechoslovakia on the night of Aug 20-21 1968.

Isso é interessante, mas não acho que seja muito significativo, até pelo tempo passado do "crime". A parte mais animadora da matéria é um comentário atribuído ao condenado:
"The verdict does not reflect reality. But I understand it because the political and media pressure is so strong that the conditions for an acquittal were probably not right."

Eu fico pensando se teremos que passar por tudo que eles passaram para que essa "pressão" comece a aparecer por aqui...

Quer dizer...a pressão já existe, mas com o sinal invertido.

* - Eu sei que com a internet isso virou desculpa de preguiçoso, mas eu nunca disse que não era preguiçoso...

domingo, junho 08, 2003

Assentados queimam florestas na Amazônia.

Os dados são oficiais e estão sendo analisados pelos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Revelam que os assentamentos do Incra concentram boa parte das queimadas na faixa de terra que desce do Amapá, atravessa o Pará e o Mato Grosso e chega a Rondônia e ao Acre, fazendo um semicírculo em torno do coração da Amazônia.

Eles ultimamente têm estado bem íntimos do fogo...

Governo criará agência para recuperar dinheiro desviado.

Alguém tem alguma duvida de que essa "agência" vai ter um custo maior do que a quantia que vai, eventualmente, "recuperar"?

sábado, junho 07, 2003

Não estou conseguindo acessar o blog.

O computador está funcionando "normalmente", acesso todas as paginas e blogs que acesso normalmente, menos o meu.
O outro computador da casa acessa normalmente, aqui não...

Espero que não estejam tendo o mesmo problema...

sexta-feira, junho 06, 2003

A comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados do Brasil anulou a condecoração com a Ordem do Cruzeiro do Sul que o governo de Fermando Henrique Cardoso havia outorgado ao ex-presidente do Peru Alberto Fujimori.

Eu não sabia da possibilidade de se "anular" condecorações, mas pelo menos fica a esperança de que, quando a razão voltar ao país (Sim, parece estar longe...), uma outra condecoração do mesmo tipo, outorgada por Janio Quadros também possa ser anulada.

Lula diz que é preciso vencer a predominância do mercado.

Será que eu ainda vou estar vivo quando essa gente entender que "o mercado" somos todos nós?

Lula anuncia novas regras para exploração do mogno.

Para marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou novas regras para a exploração do mogno. Um decreto proibiu por cinco anos o corte de mogno em áreas autorizadas para o desmatamento pelo órgão ambiental. As demais espécies podem ser derrubadas, mas o mogno, mantido em pé. O corte de mogno só poderá ocorrer com o manejo florestal. Entretanto, todos os planos de manejo já autorizados serão revistos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibma).

Os contrabandistas (e os indios) agradecem a futura valorização do seu produto!

quinta-feira, junho 05, 2003

O líder supremo do Irã desconsiderou hoje as advertências formuladas pelos EUA. Segundo ele, qualquer país que invadir o Irã cometerá um suicídio.

"As ameaças dos EUA não são novas", disse o aiatolá Ali Khamenei a milhares de pessoas reunidas para comemorar o 14° aniversário da morte do aiatolá Rujola Komeini, pai do fundador da revolução islâmica no país em 1979.


Lendo os sobrenomes dos dois aiatolás não sei porque lembrei das aulas de matematica da época do cursinho pré-vestibular: Combinação, arranjo, anagramas...

Hoje me senti enganado. Sei que a culpa foi minha, mas a sensação ficou.

Hoje e amanha estão acontecendo as eleições para o DCE da minha universidade (UFSC). Normalmente concorrem três chapas: Os socialistas, os comunistas e os marxistas, não necessariamente nessa ordem. Nessa eleição apareceu uma quarta chapa, que não teve uma identificação ideológica tão clara quanto às outras, apesar de já ter sido acusada pelas outras de ser "direitista", faltando pouco para fascista. Mas isso é normal, num país onde ganha a discussão quem se provar mais de esquerda que o outro.

Chegaram rejeitando a possível greve (marcada para o dia 15 desse mês), querendo discutir a segurança no campus (enquanto as outras ficam histéricas ao ouvir falara em polícia militar no campus), defendendo as "empresas júnior" (consideradas pelas esquerdistas uma invasão capitalista ao campus) e mais alguns pontos que não lembro agora, mas assim ganharam meu voto.

Mas hoje, algumas horas depois de votar, recebi um e-mail (spam por sinal) com propaganda dela, entre os pontos que eu já conhecia de outros "informativos", lá no fim estava um ponto que, se eu tivesse descoberto momentos antes de votar, provavelmente me faria desistir do voto (o que me faria simplesmente desistir de votar). Não sei se ele estava nos outros informativos e eu que não prestei atenção, mas no e-mail estava lá: "Apoio a ações afirmativas".

O consolo que resta é saber que pelo menos as outras eram piores, já que não se pode votar num bom, vota-se no "menos pior".

Mas fiquei pensando num post do João Miranda, será que votar é realmente um ato irracional...

segunda-feira, junho 02, 2003

Manifeto pela libertação dos presos políticos em Cuba.

Nunca acreditei muito na eficácia de "manifestos". Na verdade não gosto muito deles, mas...bom, não custa nada...
Eu já assinei, assinem também!